Noticias

Governo do Paraná amplia participação no Show Rural

O governo do Paraná vai ampliar a presença e participação no Show Rural 2016, maior evento de tecnologia agropecuária do Sul do Brasil, realizado em Cascavel. A feira é promovida pela Cooperativa Agroindustrial Coopavel e atrai anualmente cerca de 220 mil agricultores de vários estados brasileiros.

Entre os projetos desenvolvidos no Paraná que terão exposição ampliada no Show Rural estão o de Grãos Sustentáveis, campanha Plante Seu Futuro, Aumento da Produção de Leite e Diversificação em Horticultura com a Produção de Frutas e Olerícolas. Deverão ser expostas todas as etapas das cadeias produtivas, da produção à comercialização com todos os detalhes que o mercado está exigindo. “A expectativa para 2016 é atrair 240 mil pessoas ao Show Rural e para isso vamos trazer muitas caravanas de agricultores”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Segundo o governador Beto Richa, que prestigiará a feira na quarta-feira (3), o governo do Paraná é um grande parceiro do Show Rural Coopavel e dos produtores rurais de todo o Estado. “A agricultura é a base da nossa economia e tem que ser tratada com olhar especial, com compromisso permanente e prático de garantir o apoio necessário para a produção agropecuária. Somos parceiros do Show Rural por acreditar no potencial da feira tecnológica agropecuária e pelo que o evento representa para o produtor rural”, afirmou.

Richa destacou também a importância do evento, que é considerado referência pelos avanços que tem proporcionado para o setor no Paraná e no Brasil. “É um motivo de grande orgulho para os paranaenses ter essa grande vitrine de novas tecnologias do agronegócio a serviço dos nossos produtores”, disse o governador.

O Show Rural completa 28 anos de existência e tem auxiliado muito no crescimento do agronegócio paranaense e brasileiro. “O Show Rural cresce pelo que a gente leva de conhecimento tecnológico aos produtores, com alternativas diferenciadas que comprovam que o Paraná é o melhor Estado no agronegócio”, afirmou o engenheiro agrônomo da Coopavel, Rogério Rizzardi.

Segundo Rizzardi, o Show Rural fomenta também a ampliação da participação do público feminino no agronegócio. “Muitas comitivas de mulheres se organizam e vão buscar tecnologias para seus negócios na propriedade”, enfatizou.

PROJETOS

O secretário Ortigara determinou aos dirigentes das empresas vinculadas que levem o produtor a dedicar mais tempo nas estações e campos experimentais e nas palestras técnicas que o auxiliam na inovação. “Afinal é a feira mais antiga em tecnologia agropecuária e temos muitas inovações em meio ambiente e florestas para sensibilizar os agricultores”, pontuou.

Também serão intensificadas as realizações de minicursos para o repasse de conhecimento aos agricultores. Algumas empresas vinculadas já traçaram estratégias para ampliar a participação no Show Rural. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) fortalece a presença do Turismo Rural e da Agroindústria, além da Fazendinha, local onde são expostas todas as técnicas recomendadas para a produção agropecuária.

O Instituto de Florestas do Paraná vai expor as possibilidades de geração de energia pelo setor florestal, empreendimento já aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia demonstrará as novas técnicas disponíveis para atender o aumento da demanda do público por alimentos seguros e saudáveis. A Adapar estará presente com novas técnicas e normativas para proteção de plantas, saúde animal, conservação do solo agrícola e indústria caseira.