Noticias

“Plante seu futuro” orientará produtores rurais

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento estará apresentando durante o Show Rural Coopavel o projeto “Plante seu futuro”. A campanha tem como objetivo incentivar e conscientizar os agricultores para a prática de uma agricultura sustentável, demonstrando tecnologias que proporcionam rentabilidade com a preservação do meio ambiente. “Esse é o nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos incentivando o agricultor a utilizar boas práticas na agricultura e obtivemos excelentes resultados”, informou o secretário Norberto Ortigara.

O projeto “Plante seu futuro” ainda tem como proposta a capacitação de profissionais e produtores rurais, com tecnologias agrícolas que assegurem a baixa emissão de carbono e a racionalização do uso de insumos. As ações levam em consideração as peculiaridades regionais e locais, com o objetivo de difundir conhecimentos das boas praticas agrícolas. Dentro da campanha, são tratados assuntos temáticos, como a gestão de solo e água; aplicação de técnicas de manejo de pragas, doenças e plantas invasoras de lavouras; utilização correta dos agrotóxicos para evitar a contaminação do ambiente e controle de formigas cortadeiras.

A gestão de solo e água tem por objetivo melhorar a qualidade do solo e da água no Paraná. A qualidade do solo é trabalhada na melhoria do plantio direto, uma prática dominante na região. O Paraná foi um dos primeiros estados a aderir o plantio direto, e a campanha enfatiza essa prática. Com o bom manejo do solo, a qualidade da água inevitavelmente será melhor.