Variedades

Casal de Pinhais que fez curso de noivos online no Santuário se casa em Ibiporã

O casal Vera Lúcia Rodrigues Gaia e Dmytro da Silva Paludzyszyn, que mora em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, decidiu se casar e, desde 2018, quando os dois noivaram, preparavam-se para o grande dia. Entretanto, diversas adversidades foram aparecendo pelo caminho, inclusive a pandemia do Coronavírus. Até que, em 2020, recomendaram aos dois realizar o curso de noivos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, que inovou a lançou a modalidade online, alcançando noivos do Brasil e do mundo. Feita a preparação, Vera e Dmytro se casaram no último dia 6 de fevereiro, em Ibiporã.

“Com o surgimento da pandemia e nós com o desejo de não adiar o casamento, começamos a buscar cursos em outras paróquias já que o curso de noivos da nossa paróquia em Pinhais foi cancelado. Fomos indicados a procurar o Santuário, onde fomos muito bem recebidos e acolhidos”, ressalta Vera. De acordo com ela, a preparação foi inovadora. “Eles lançaram um curso de noivos online e percebemos que a mão de Deus nos guiava. Tivemos interações, rimos, choramos emocionados, tivemos medo. Mas, o curso deixou bem claro para nós que o nosso desejo também vinha de Deus.”

O curso, realizado entre agosto e setembro de 2020, atingiu 220 participantes de diferentes cidades, entre elas Londrina, Cambé, Iibporã, Maringá, Itajaí e Florianópolis (SC), Suzano (SP) e Guaíba (RS), além de Faro (Portugal). “É o que a gente chama, verdadeiramente, de evangelizar ultrapassando fronteiras, ampliando os horizontes. Nós ficamos muito felizes de poder proporcionar a muitos casais a oportunidade de seguir as etapas do sonho num momento de tantas incertezas e dificuldades”, afirma Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar do santuário, ao lado do marido, Luiz Carlos de Almeida.

 

Obstáculos

Vera a Dmytro noivaram em 2018, com uma bênção realizada pelo irmão dela, o diácono José Olimpo, que acabou falecendo meses depois. Em 2020, depois de passado parte do luto familiar, o casal resolveu se casar. “Mas, nos deparamos com a pandemia e as restrições todas”, diz a noiva. Até que descobriram o curso de noivos online do santuário. Daí então o matrimônio foi marcado para o dia 6 de fevereiro de 2021, na Capela Crucifixa di Rosa, em Ibiporã, onde parte da família mora. “O dia do casamento foi muito abençoado. Cada detalhe, cada olhar, cada palavra tornou o momento único e especial. Nós nos emocionamos por compreender que Deus é maior e nos conduziu até aquele lugar, horário e momento. Sabemos que firmamos um compromisso e não será fácil cumprir. Porém, essa é nossa missão e temos fé em Deus que ele continuará nos dando força e nos guiando.”