Cidades

Santa Helena está com alto risco de contaminação da Dengue

A secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou nos dias 01 e 02 de março o segundo LIRA – Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti do ano, que apurou a quantidade de infestação do mosquito no Município. O resultado foi de 4,1 bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde e, portanto, Santa Helena pode ser considerada um local de alto risco de contaminação da doença.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristiani Mozer Binko, é importante que a população fique atenta pois precisamos controlar esta situação e conter a proliferação. “Somente neste ano, foram 55 casos de Dengue confirmados e pedimos mais uma vez a colaboração da população para que todos façam a sua parte,” destaca a secretária.

Para a elaboração do LIRA foram visitados 473 imóveis, incluindo terrenos, comércios e residências. Conforme a responsável pela Vigilância Ambiental, Ane Mirian Kaul, os objetos com maior presença de focos foram vasos de flores, tanques, calhas, garrafas e bebedouros de animais: “Estamos em alerta vermelho contra a Dengue tanto que três bairros já estão com incidência de casos e neste momento é importante que todos façam a limpeza das casas e terrenos,” explica.