Cidades

Cascavel vira referência de comunicação no Paraná

A Prefeitura de Cascavel se tornou nos últimos anos referência em comunicação social para órgãos públicos do Paraná. Aliando conteúdos para a imprensa (jornais, rádios, tevês e portais) às redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Tik-tok e telefones, entre outras), prefeito Leonaldo Paranhos faz hoje o que se chama de  “comunicação direta" com a população. São comuns as transmissões on-line na internet informando sobre o andamento das obras e serviços e prestando contas das ações da administração.

"É muito importante os municípios estarem atentos, especialmente os profissionais de comunicação, porque há uma mudança de comportamento no consumo de conteúdo. Esse consumo passou de uma forma passiva, através de impressos ou rádio, por exemplo, com interação mínima, para uma comunicação mais direta através de todas as plataformas que a imprensa, de forma geral, já se adaptou", diz o secretário de Comunicação de Cascavel, o jornalista Jeffersoun Lobo.

O cidadão participa, segundo Lobo, e essa participação é bem mais ativa e requer mais atenção na produção dos conteúdos, que deve ter linguagem própria para cada plataforma. "A comunicação tem retorno rápido, através de contrapontos, opiniões, críticas e até destaques".

 

Interação

"Tem que ter a capacidade de criar conteúdos que divulguem de forma mais detalhada os serviços públicos, traduzam e entendam a necessidade da população e transforme-os em solução através da informação. Temos de ter também a capacidade de buscar atender a população quando as dúvidas surgem porque ela interage. Hoje não há uma fórmula pronta, um conteúdo estático, a informação é volátil, de consumo rápido", ressalta.

A maioria dos municípios, principalmente os menores, lembra o secretário, não tem estrutura eficiente de comunicação e sofre com a aceitação ou com a aprovação da população aos atos púbicos, obras e serviços. "Isso se dá por desinformação, desconhecimento e às vezes, o profissional que está lá, distante de um centro de informação ou de soluções que possam dar a ele um caminho, um norte para potencializar a sua comunicação e alinhar de acordo com a expectativa das pessoas", completa Lobo. (Foto: Secom/PMC)

(Alerta Paraná)