Cidades

Programa Institucional da Unioeste será homenageado pela Câmara de Cascavel

Os vereadores aprovaram por unanimidade de votos na segunda-feira (11) a proposta realizada pelo vereador Edson Souza (PMB). “O programa tem feito diuturnamente esforços para promover inclusão a todos os estudantes desta universidade que necessitam de alguma forma serem assistidos para que possam melhorar seu rendimento acadêmico e tenham seu direito à educação atendidos e garantido”, defendeu Edson.

De acordo com a Câmara de Vereadores de Cascavel a Moção será encaminhada para Aldo Bona, Superintendente Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Alexandre Webber, Reitor da UNIOESTE, Fabiana Regina Veloso, Pró-Reitora de Extensão da UNIOESTE, Ivã José de Pádua, Coordenador do PEE da Reitoria da UNIOESTE, Lucia Zanata Tureck, docente da UNIOESTE e Vera Lúcia Luiz Rodrigues da Silva, servidora da UNIOESTE.

 

Conheça o PEE

O Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, constituído pela Resolução nº 323/97 e regulamentado pela Resolução nº 319/2005, se insere num conjunto de conquistas obtidas pelo movimento organizado das pessoas com deficiência.

Uma das últimas conquistas do Programa aconteceu no último dia 23 de março de 2021, quando o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), aprovou a regulamentação da atribuição de docente para Atendimento Educacional Especializado (AEE), aos acadêmicos com deficiência/necessidades especiais. Tal função se refere ao apoio pedagógico do professor para leitura de textos e/ou transcrição de conteúdos para os discentes. 

 O trabalho deve ser realizado por docentes colaboradores contratados especificamente para esta finalidade, que serão selecionados através do Processo Seletivo Simplificado – PSS, de acordo com a demanda necessária. Segundo Ivã José de Pádua, coordenador do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), a demanda de alunos com essas características vem crescendo na universidade “vem tendo ingressos de pessoas com deficiência na Universidade, e se fez necessário para garantir a qualidade no atendimento pelo Estado, uma regulamentação desta nova atribuição do atendimento educacional especializado”.