Cidades

Bovinocultores rondonenses recebem novas doses de sêmen para melhoria genética do rebanho

A Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Rondon está executando mais uma etapa do Programa de Melhoramento Genético Bovino das raças holandesa e Jersey, com a distribuição de doses de sêmen aos pecuaristas. Um encontro realizado na manhã desta segunda-feira no paço municipal marcou o início da nova etapa.

De acordo com Backes, para este ano foram adquiridas três mil doses de sêmen, através do pregão eletrônico de registro de preço nº 11/2021. O investimento previsto é da ordem de R$ 48.120,00. São beneficiados em média mais de 100 produtores por ano e a distribuição começa na segunda-feira (24).

O horário de atendimento aos produtores é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da secretaria junto ao paço municipal, com o médico veterinário Fernando Marques Salles. De acordo com Fernando, cada produtor poderá retirar até 30 doses por ano, dependendo da produção de leite.

Na hora da retirada do sêmen, o produtor deve apresentar a nota fiscal de leite entregue ao laticínio e exames de brucelose e tuberculose dos seus animais. Para a retirada das doses de sêmen, é necessário que o produtor traga um botijão de nitrogênio ou caso não tenha como retirar, será fornecida uma autorização para que um inseminador possa fazer a retirada.

Estiveram presentes o vice-prefeito Ilário Hofstaetter (Ila), o secretário Adriano Backes, o médico-veterinário Fernando Salles, assessores da secretaria, além dos produtores Ademar Bald, Renida Dreissig Fiorini, Jeferson Juliano Ostjen, Alcindo Hirt, Jaime Lenz, Rejane Fabian Röding e Rogério Faccin, representando diversas linhas do interior do município.