A Foz nascente

Se formos consultar o dicionário, veremos que foz é o ponto de desaguamento de um rio. Portanto, a palavra pode encerrar em si o sentimento de um desfecho, de um final de trajetória. Mas Foz do Iguaçu, nossa maravilhosa cidade hoje 10 de junho está de aniversário, também precisa ser nascente, fonte de novos tempos e de melhores perspectivas para todos. São 107 anos de uma história que já começou mitológica, quando Don Alvar Nuñez Cabeza de Vaca se tornou o primeiro europeu a conhecer nossas majestosas cataratas, após uma expedição gigantesca em busca de riquezas que levaria consigo para o velho continente. Ele esperava por esmeraldas e minérios radiantes, mas encontrou algo muito mais valioso.

 Hoje estamos trabalhando com seriedade, idealismo e espírito incansável na busca dessa Foz nascente. A nova ponte que fará conexão com nossos vizinhos paraguaios, a luta por um edital justo para nós e para todos os municípios lindeiros na concessão do Parque Nacional do Iguaçu e a preparação de nosso aeroporto para torná-lo um grande hub voos internacionais são apenas algumas das iniciativas que apontam para esse esforço coletivo que a prefeitura está levando a campo. E temos muitas outras obras e ações em andamento: a duplicação da Avenida das Cataratas, a construção de novas escolas e reformas das existentes, o avanço da urbanização dos bairros e obras na área rural, novas UBSs e as reformas das atuais, a perimetral, as unidades de reciclagem, o novo Paço Municipal, novas áreas de lazer, enfim, felizmente estamos atravessando um período de obras estruturantes que irá colocar Foz em um outro patamar, ao qual realmente tem direito pela própria natureza. Logicamente que todas essas mudanças e obras não podem ser conduzidas de modo arbitrário, por isso mesmo estamos promovendo diversos debates com a sociedade na busca de soluções e de entregar aquilo que a população realmente almeja. Um dos exemplos dessa abertura ao diálogo está nas tratativas que estamos conduzindo junto agentes envolvidos com a mobilidade urbana a respeito do novo modelo de transporte coletivo, buscando alternativas que satisfaçam tanto aos cidadãos quanto aos trabalhadores que diariamente conduzem os iguaçuenses aos seus destinos de moradia e trabalho. Estamos investindo fortemente em todas as secretarias e estimulando esse momento de discussão saudável com a sociedade, daí o motivo de nos empenharmos em fazer do 156 Foz um canal direto de contato das pessoas que queiram interagir com a prefeitura, ou simplesmente acessar informações úteis em seu dia a dia.

 Estamos nos esforçando para diversificar a matriz econômica, buscando atrair investimentos e negócios que envolvam tecnologia e inovação. Isso irá gerar empregabilidade de modo qualificado, atraindo talentos e promovendo uma visão de futuro aplicada no agora, saindo de um posto de reféns da modernidade para nos tornarmos protagonistas.

Nessa conjunção de esforços em benefício de Foz do Iguaçu, não há como deixar de frisar a atuação engajada de duas grandes protagonistas: a prefeitura da cidade e a Itaipu binacional. Ambas se empenham incansavelmente pela melhoria na qualidade de vida dos iguaçuenses. Então, em nome do Prefeito Chico Brasileiro e do Diretor da Itaipu, General João Francisco Ferreira, gostaria de parabenizar os colaboradores de ambas as instituições, pois tudo o que vocês promovem é sempre visando o bem de nossa cidade.

Esse aniversário tem ainda um outro marco importante, que é o avanço na vacinação contra a Covid-19. Estamos imprimindo ritmo nessa grande urgência nacional, e, com isso, vamos conseguir reduzir o número de casos, internações e óbitos. Na verdade, o momento atual só não é mais oportuno e digno de celebração devido aos complicadores da pandemia, que afetaram e afetam nossa gestão e a vida de todos os cidadãos. Mas, estou certo, em breve essa Foz nascente nos abrirá muitos sorrisos, e cada dia merecerá ser brindado como o 10 de junho tanto merece. Parabéns, Foz. Parabéns, iguaçuenses!

José Elias Castro Gomes

Secretário Municipal da Transparência e Governança de Foz do Iguaçu

Fotos Christian Rizzi