Cidades

Cascavel será protagonista na retomada do esporte

O esporte e turismo serão duas ferramentas essenciais na retomada pós-pandemia e Cascavel já figura como protagonista em ações que irão destacar a cidade no Brasil e até no mundo. O Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA) tem se destacado ao sediar competições estaduais, respeitando os protocolos de enfrentamento à pandemia. Neste fim de semana, Cascavel transforma-se na sede do 48º Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-18.
Cerca de 200 atletas participam das competições que iniciaram no sábado (24), com a prova de 100 metros rasos masculina. A competição, que terá sequência neste domingo (25), programou disputas tanto na categoria masculina, quanto na feminina.
Além dos 100 metros rasos, haverá disputas na 3 mil metros rasos, lançamento de martelo, 400 metros com barreira, salto em distância, 800 metros rasos, arremesso de martelo, 110 metros com barreira, arremesso de peso, marcha atlética, salto com vara, salto triplo, lançamento de dardo, revezamento e salto em altura, entre outras modalidades do atletismo.
Outras competições já estão agendadas para acontecer em Cascavel, como os campeonatos Brasileiro de Canoagem e Sul-Americano de Kickboxing. Agora, Cascavel discute novas modalidades esportivas e de turismo que irão fortalecer a economia local.
Na terça-feira (20), o prefeito Leonaldo Paranhos recebeu o diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte do Paraná, Tiago Augusto Campos. “O governador Ratinho Junior quer fazer do esporte uma ferramenta de desenvolvimento do turismo e, consequentemente, fortalecer a economia, gerar emprego e renda”, enfatizou.
Cascavel entra na rota das grandes atividades esportivas que irão acontecer no segundo semestre do ano e no primeiro semestre de 2022, como Rally Transparaná, que volta a sua forma original com saída de Foz do Iguaçu e chegada a Curitiba. “Cascavel vai ser um ponto de parada dos jipeiros”, enalteceu Tiago.
A cidade também será inserida no programa Pedala Paraná, iniciado no litoral do estado e que tem como foco incentivar rotas de cicloturismo.
O prefeito Paranhos destaca que neste segundo semestre não haverá apenas uma retomada, mas uma “explosão” das atividades e ações em todos os segmentos. “O esporte e o turismo serão ferramentas que irão mexer na nossa serotonina, na nossa alegria”, afirmou o prefeito.