Cidades

Corbélia e Itaipu realizam revitalização de nascentes de água

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/Emater) e o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Comader), com o apoio da Usina de Itaipu, revitalizaram mais uma nascente em Corbélia, desta vez, na propriedade do Sr. Elton Hubner.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Andreo Fontana, ressalta que a ação auxilia na preservação ambiental e a suprir as necessidades dos produtores diante de um momento de crise hídrica, como o que está sendo vivenciado pelo Estado. “Neste momento é ainda mais importante a preservação das águas superficiais, principalmente pelo momento de crise hídrica em que vivemos”, disse Andreo.
Ao todo, a equipe já revitalizou 16 nascentes neste ano de 2021. 
O que é uma nascente
Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.