Educação

Consamu e UFPR firmam convênio para estágios

Uma das principais marcas da atual gestão do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), a extensão de suas ações por meio de parcerias com outras instituições, acaba de ganhar mais um importante capítulo. Na sexta-feira (10), no gabinete da prefeitura de Palotina, foi assinado termo de convênio de estágio entre o Consamu e o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Toledo.
O objetivo é proporcionar aos internos do curso de medicina um reforço na experiência acadêmica-profissional, visando o aprimoramento técnico-científico em sua formação e maior proximidade com as condições reais de trabalho. “É um convênio muito importante, pois agrega forças no aprendizado dos internos, bem como fortalece ainda mais a estrutura de atendimento à população”, destaca Giacometti.
Este é o terceiro convênio desta natureza firmado pelo Consamu: os outros foram com a FAG e com a Unioeste, também por meio dos cursos de medicina. “Esse aprendizado adquire ainda maior solidez no decorrer da carreira profissional. É a oportunidade de estar ao lado de pessoas qualificadas e competentes em sua formação”, diz o presidente do Consamu. 
Os estágios envolverão dois alunos, um por vez, e serão realizados nas áreas de pediatria e emergências, para acadêmicos do 11º período, prestes a se formar.
 Participaram do ato, o prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, a biomédica e suplente de direção do campus de Toledo da UFPR, Ana Carla Zarpelon Schutz; o diretor administrativo do Consórcio, Mateus Henrique Camargo; o assessor da Diretoria, Geovane Gentil e o diretor do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Cleyber Henrique dos Santos.