Cidades

Cascavel conquista o 4º lugar no ranking nacional dos municípios e torna-se exemplo em planejamento e urbanismo

O município de Cascavel vem ganhando destaque nacional por sua organização, investimentos em infraestrutura e gestão pública de resultados. A cidade figura na quarta posição nacional do Ranking Connected Smart Cities 2020 em planejamento e urbanismo. 
Cascavel saltou do 35º lugar em 2016 para a quarta colocação em 2020, fruto de muito trabalho e esforço do governo Leonaldo Paranhos, que tem implementado ações em busca da melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população. São mais de 400 obras realizadas ou que estão em andamento.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que o gestor precisa trabalhar ações de forma planejada e pensar as ações a longo prazo. “É por isso que estamos trabalhando o nosso Plano de Mobilidade Urbana e as ações serão implantadas após amplo estudo, pesquisa e planejamento estratégico. Trata-se de um investimento inteligente que vai nortear nossa cidade nas próximas décadas. Cascavel é uma cidade referência e não podemos trabalhar de forma improvisada”, enalteceu Paranhos.
Segundo o gestor público, as parcerias com o Estado e a União irão trazer um novo conceito de urbanismo em Cascavel. A remodelação do Trevo Cataratas (Trevo Alsir Pelissaro), obra que está em andamento, é um dos exemplos de revolução urbanística que irá beneficiar tanto moradores de Cascavel quanto as pessoas que passam pela cidade usando o entroncamento das rodovias federais (BRs 277, 467 e 369).
Cascavel tem trabalhado um conceito de mobilidade urbana sustentável, inclusive, incentivando o uso de veículos elétricos e apoiando o uso de soluções tecnológica inteligentes, a fim de promover benefícios ambientais, sociais e econômicos em favor da melhoria da qualidade de vida do cidadão e da cidade.          
De acordo com Leonaldo Paranhos, Cascavel evoluiu dentro do conceito de cidades inteligentes de forma horizontal. Ele destaca, por exemplo, as ruas que foram revitalizadas e transformadas em avenidas. Esse planejamento não ficou restrito ao centro, mas ganhou força nos bairros com ruas alargadas e revitalizadas, transformando as vias públicas em verdadeiras avenidas. Até ruas “esquecidas” em regiões mais afastadas do centro foram contempladas com obras de pavimentação.
Esse conceito é aplicado em todas as obras, sejam elas no centro, nos bairros ou no interior do município. “É um conjunto de obras que elevou o conceito da cidade. Cascavel é uma cidade que tem capacidade de ter novos investimentos e qualidade de vida”, declarou Paranhos.
Mas não são apenas as novas avenidas que levaram a cidade a se destacar no País. Novo aeroporto, modernas escolas, pontos de ônibus com estações cobertas, parques lineares, construção de unidades de saúde com estruturas que vão além do que preconiza o Ministério da Saúde, estradas rurais pavimentadas, entre outras obras elevam a qualidade de vida da população.
A TRANSFORMAÇÃO
Ao longo dos últimos anos, Cascavel passa por uma verdadeira transformação urbanística. Dez avenidas foram revitalizadas com recursos do programa Avançar Cidades. Foram mais de 700 mil metros quadrados de pavimentação nova na cidade. Além disso, o prolongamento do binário Kennedy/Recife deu mais opção aos motoristas e desafogou o trânsito em outras vias, como a Avenida Brasil na parte Oeste da cidade.
O Parque Linear Oeste é outro exemplo de urbanismo nos últimos tempos. Liberado ao público no ano passado, o parque se transformou em um ponto de encontro de moradores da cidade que usam o espaço para caminhadas e momentos de lazer.