Cidades

Renato Silva assume como prefeito interino de Cascavel

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, transmitiu o cargo ao vice Renato Silva, em solenidade realizada na terça-feira (5), na Prefeitura de Cascavel. Renato responderá como prefeito interino até o dia 23 de outubro, período em que Paranhos representará os municípios do Paraná na Expo Dubai 2020, considerado o maior evento mundial desde o início da pandemia. Paranhos integra a comitiva do Estado e vai apresentar as potencialidades de Cascavel e região durante o evento que reúne 192 países.
Antes da transmissão de cargo, Paranhos e Renato participaram de uma reunião com os secretários. Paranhos destacou que cada prefeito tem uma característica e que os trabalhos continuarão no mesmo ritmo. “Serão dias importantes com o Renato como prefeito, administrando essa cidade tão promissora, de gente trabalhadora”, afirmou Paranhos. Ele disse ter total confiança no êxito da gestão do prefeito interino nesses dias, por conhecer a disposição e forma de fazer política do Renato que, sempre envolve “amor e dedicação”.  
Já empossado como prefeito interino, Renato destacou que o trabalho e comprometimento será o mesmo para que a cidade continue no ritmo de governo liderado por Paranhos. “Sempre no mesmo ritmo, sempre pensando no bem comum. Tem muitos projetos andando e continuarão andando”, destacou.
Quem é Renato Silva?
Nascido em Rio do Sul (SC), em 26 de fevereiro de 1951, Renato começou a trabalhar cedo ajudando os pais na lavoura. Após morar em Tapejara, no Norte do Paraná, mudou-se para Cascavel em 1975, onde trabalhou no Moinho Corbélia, hoje, Moinho Badotti, vendendo farinha e arroz.
Em 1982 conquistou uma vaga na Câmara de Vereadores de Cascavel eleito com 1.749 votos e exercendo o mandato de 1983 a 1988. Em 1987, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Cascavel até 1988 vindo a assumir como prefeito interino durante 7 dias. Em sua vida pública também comandou as Secretarias de Administração e de Indústria e Comércio do município.
Sua carreira como empresário iniciou em 1985 quando abriu sua primeira empresa, a Cristal Silva, que comercializava açúcar. Em 1989, adquire a Rádio Colméia, consolidando-a como uma das rádios mais ouvidas na cidade e região tendo alguns locutores que fizeram parte da história da comunicação da cidade. Em 1997, inaugura a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel, hoje Centro Universitário Univel, sagrando-se uma das mais tradicionais instituições de Ensino da região.
Em 1998, foi candidato a deputado federal sendo o 22º mais votado no estado com quase 45 mil votos, maior votação alcançada até então, por um candidato do Município de Cascavel a uma vaga na Câmara Federal.
Casado com Ódina Coradini da Silva, pai de três filhos e avô de quatro netos recebeu, em 2016, o título de Cidadão Honorário de Cascavel pela Câmara de Vereadores, mesmo ano que a Univel recebeu o selo “OAB Recomenda” concedido somente aos melhores cursos de direito do país.
Renato Silva foi eleito como vice-prefeito para o mandato eletivo de 2021-2024 com 71,72% juntamente com o prefeito Leonaldo Paranhos.