Cidades

Gestão adere à campanha Outubro Rosa/Novembro Azul e incentiva prevenção

Na segunda-feira (4), a presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Aurora (Acina), Angela Woinaroski, e a presidente da Acina Mulher, Solange Roecker, estiveram no gabinete do Executivo municipal para uma reunião. 
Na ocasião, foi falado sobre as ações que o município de Nova Aurora realizará em parceria com a Acina e Acina Mulher no outubro rosa e novembro azul, conscientizando a população sobre a importância de realizar os exames de prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.
Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano e é responsável por 13,6 mortes para cada 100 mil homens, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).