Noticias

Chefs de cozinha se reúnem em noite de premiação e homenagens

Uma noite emocionante, marcada por relatos sobre angústias e perdas, mas também sobre teimosia e muitas vitórias, reuniu 21 chefs e empreendedores da cozinha paranaense, durante o jantar em que os profissionais do ano foram homenageados pelo Prêmio TOPVIEW de Gastronomia 2021. Ainda sob as regras do distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, o evento reuniu nesta quinta (28) apenas 50 pessoas nos salões do Clube Concórdia, que foram recebidas pelo CEO do Grupo RIC, Leonardo Petrelli e o publisher da TOPVIEW, Marcus Yabe, que também é diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência.

Concebida para reconhecer “Os Bravos Resistentes da Gastronomia Paranaense”, a edição deste ano teve um formato inovador, que transformou a cerimônia num momento único para todos, como destacou o chef e empresário Beto Madalosso. “Diferente dos demais, onde há uma premiação do melhor, hoje está rolando uma corrente de homenagens. É emocionante ver cada um falando um do outro, das suas histórias, das suas amizades e admiração, das dificuldades dos últimos meses. Cada um que levanta pra falar fica perto de chorar, ou chora.”

Beto Madalosso, que teve a ousadia de abrir um restaurante durante a pandemia, foi o chef do ano em 2020 e nesse ano recebeu a missão de ser o primeiro a indicar um profissional para o prêmio. Ele escolheu Ruy Oliveira, do Restaurante do Ruy, um buffet de comida vendida por quilo no bairro de Santa Felicidade. Com isso, além de reconhecer um dos segmentos que mais desafios enfrentou na crise sanitária, ainda trouxe para o Prêmio TOPVIEW de Gastronomia um novo protagonista da cozinha local.

Pela metodologia desta edição - dedicada a reconhecer a resiliência dos empreendedores do setor e a celebrar os 21 anos da revista TOPVIEW -, um chef indicado indicava outro, e assim por diante. A dinâmica trouxe para a lista final vários nomes tradicionais no mercado, mas novos para o cenário de premiações, que se somaram a renomados chefs da cena local. E durante o jantar os chefs homenagearam seus indicados, numa corrente de reconhecimento, de partilha e de afeto que provocou risos e lágrimas.

“Este é um momento muito especial, de retomada, em que podemos olhar uns aos outros, após quase dois anos de muita dificuldade, com centenas de milhares de restaurantes fechados em todo o país. É um privilégio para nós, como grupo de comunicação, poder contar a história de cada um que lutou para superar a crise e construiu exemplo de superação, de transformação da sociedade. Nada transfere mais afeto do que a boa mesa que vocês nos proporcionam”, disse Leonardo Petrelli, CEO do Grupo RIC e anfitrião do evento.

Muitas histórias foram contadas durante o jantar. Entre elas, as estratégias para sobreviver durante os dias mais duros de isolamento social, em que o delivery foi uma das táticas de guerrilha para atender os clientes. Diante da escassez de receita e da falta de incentivo financeiro público, os chefs apostaram em novas receitas, como adaptar para a carne de porco, fartamente produzida no Paraná, as técnicas de preparo do bacalhau, produto cotado em dólar e quase proibitivo durante a pandemia. Também foram compartilhadas iniciativas sociais, como doação de refeições à população vulnerável, que exigiram não só solidariedade mas também um exercício de criatividade dos chefs.

O PTG é a maior premiação do setor no Sul e uma das maiores do Brasil. Na edição do ano passado, reuniu quase 100 jurados na primeira fase da premiação e mais de 40 mil votos do público, que elegeram as grandes personalidades da gastronomia paranaense e os destaques de diferentes operações do segmento.

 

Conheça os Bravos Resistentes da Gastronomia Paranaense, reconhecidos pelo Prêmio TOPVIEW de Gastronomia 2021

Beto Madalosso, Carlo Ristorante e Madá

Ruy de Oliveira, Restaurante do Ruy

Ivan Lopes, Mukeka e Coin

Lênin Palhano, Obst

Igor Marquesini, Restaurante Igor

Danilo Takigawa, Asu Restaurante

Manu Buffara, Manuzita / Manu

Claudia Krauspenhar, Ksa Restaurante

Vania Krekniski, Limoeiro Casa de Comidas

Gabriela Carvalho, Quintana Gastronomia

Vavo Krieck          

Karine Iancóski, Al Paso

Flavia Gazola, Flavia Gazola Cozinha Afetiva        

Joy Perine, Restaurante Enjoy

Giuliano Hahn, Armazém Santo Antônio

Fabiano Marcolini, Paneteria Marcolini

Kika Marder, Kika Marder Gastronomia 

Yasmim Nasser, Nayme Culinária Árabe

Ile de France        

SushiArte

Amélia Ferreira, Mercearia do Português

 

Sobre o Grupo RIC

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RIC Record TV Curitiba, RIC Record TV Maringá, RIC Record TV Londrina e RIC Record TV Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, a RIC FM Curitiba, a Igapó FM e a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a Spark, plataforma de influenciadores digitais do Grupo,  e o Instituto RIC de Atitude Social.