Cascavel: bolo, inaugurações e obras marcam aniversário

Os 70 anos de Cascavel serão comemorados em grande estilo durante o mês de aniversário da cidade. Uma série de lançamentos de obras e ações, inaugurações, atividades culturais e recreativas, entre outras, integram a programação de aniversário. Cascavel se torna uma cidade septuagenária no dia 14 de novembro e um dos municípios mais desenvolvidos do Brasil.
Na sexta-feira (12), foram entregues 293 matrículas no Loteamento Araucária, uma ação do Programa Municipal de Regularização Fundiária.
Um evento aguardado com expectativa pelos amantes da música erudita ocorreu na noite de sábado (13), no Teatro Municipal Sefrin Filho. A Orquestra Sinfônica do Paraná fez um concerto musical que teve a presença do pianista polonês Wojciech Waleczek, de Varsóvia.
Hoje, domingo, 14 de novembro, dia do aniversário da cidade, haverá três grandes eventos. O primeiro será o tradicional Almoço dos Pioneiros, no Tuiuti Esporte Clube. Às 17h, na Rua Duque de Caxias, será cortado e servido um bolo com 70 metros, representado os 70 anos da cidade. Logo depois, às 20 horas, em frente à Catedral, será lançado oficialmente o Natal da Vida 2021.
No dia 20, às 15 horas, será aberta a Exposição Internacional de de Arte Contemporânea. O evento acontece a partir das 15 horas no Museu de Artes de Cascavel (MAC).
Inaugurações
Dentro da programação de aniversário estão previstos, ainda, as inaugurações do Ecoponto Manaus (24), da Escola Maximiliano Colombo (26), Cisop (30), além da entrega das obras de revitalização da Praça Wilson Joffre (26).
HISTÓRIA
Os índios caingangues habitavam esta região, que teve a ocupação iniciada pelos espanhóis em 1557, quando fundaram a Ciudad del Guairá, atual Guaíra.
Uma nova ocupação teve início a partir de 1730, com o tropeirismo, mas o povoamento da área do atual município começou efetivamente no final da década de 1910, por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.
A vila começou a tomar formas em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, onde montou seu armazém. Seu espírito empreendedor foi fundamental para a chegada de novas pessoas, que traziam idéias e investimentos.
Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate já extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, em especial, colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional da cidade.
Em 1934, foi criado o distrito policial de Cascavel. Posteriormente, instalou-se o distrito judiciário e o distrito administrativo, todos integrantes do município de Foz do Iguaçu.
Na medida em que as áreas de mata nativa eram esgotadas, a extração madeireira cedia lugar ao setor agropecuário, base econômica do município até os dias atuais.
A vila foi oficializada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel. Entretanto, o prelado daquela cidade, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, rebatizou-a como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.
Em 20 de outubro de 1938, já com a denominação definitiva de Cascavel, a localidade foi alçada à condição de sede de distrito administrativo, nos termos da Lei n.° 7.573.
A emancipação finalmente ocorreu em 14 de dezembro de 1952, juntamente com a cidade vizinha Toledo, mas por muito tempo a comemoração se deu no dia 14 de novembro de cada ano, devido a uma confusão entre a proposta do governador do estado da época, e a efetiva assinatura da lei.
Em 20 de dezembro de 2010 foi sancionada a Lei nº 5689/2010 que define a data de 14 de novembro de cada ano, como data oficial do aniversário da Cidade de Cascavel, comemorando a data de sua criação e não de sua emancipação. 
Encerrado o ciclo da madeira, no final da década de 1970, Cascavel iniciou a fase de industrialização da cidade, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária, notadamente soja e milho.
Cascavel possui uma topografia privilegiada, fato que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas e bairros bem distribuídos.
Hoje, Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o pólo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná.
O NOME
O termo "cascavel" origina-se de uma variação do latim clássico "caccabus", cujo significado é "borbulhar d"água fervendo". Segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando então o local como "Cascavel". A sonoridade do guizo originou o nome da serpente: do latim "tintinnabulum", literalmente "o badalar do chocalho". Símbolo de poder e sabedoria, a serpente era cultuada na antigüidade.

Confira mais sobre a programação de aniversário de 70 anos da cidade

15 de novembro
18h: Final do Campeonato de Freefire (Teatro Sefrin filho)
 
16 de novembro
19h - Conferência Municipal da Educação (online)
 
17 de novembro
9h às 15h - Ações do Paraná Cidadão (CCI Morumbi).
9h - Lançamento Programa Leite na Escola.

18 de novembro
9h às 15h - Ações do Paraná Cidadão (CCI Morumbi).

19 de novembro
9h às 15h - Ações do Paraná Cidadão (CCI Morumbi).
9h - Lançamento da Rede Sim (Acic)

20 de novembro
15h - Abertura da Exposição Internacional de Arte Contemporânea no Museu de Arte de Cascavel (MAC).
17h - Lançamento do Projeto de Abrigos Rurais.
17h - Entrega da USF e da sede administrativa do Distrito de Juvinópolis.
18h - Atração cultural e Papai Noel no interior (Juvinópolis).

21 de novembro
13h - Domingão no Calçadão (Avenida Brasil).
13h - Rua do Lazer (Bairro Santa Cruz).
18h - Atração Cultural e Papai Noel no interior (Rio do Salto).
 
24 de novembro
13h30 - Festival do Idoso (CNTA).
 
25 de novembro
10h - Inauguração do Ecoponto Manaus (Country).
16h - Entrega de 19 matrículas do bairro XIV de Novembro (Cohavel).
19h30 - Lançamento do Museu da Velocidade.

 
26 de novembro
9h - Inauguração da Escola Maximiliano Colombo (Rua Theobaldo Bresolin, 1255).

27 de novembro
10h - Inauguração da ponte sobre o Rio Melissa.
15h - Atração Cultural Papai Noel no Parque (Ecoparque Oeste).
28 de novembro
13h - Domingão no Calçadão (Avenida Brasil).
13h - Rua do Lazer
18h - Atração Cultura Papai Noel no Interior (São Salvador).
 
29 de novembro
9h - Seminário Educação no Campo (Emir Sfair)
14h - Programa Urban 95 (Unipar)
16h30 - Inauguração da Pavimentação Asfáltica Estrada Rio da Paz,  Gramadinho e Gramadinho. Entrega de quatro abastecedores (Rio da Paz).

30 de novembro
Horário a ser definido - Inauguração do Cisop.
16h - Inauguração Jardim das Esculturas.

1º de dezembro
9h30 - Inauguração CMEI Valério Baratter (R. Israel da Vigo Silveira, 1211 - Santa Felicidade).

2 de dezembro
9h - Inauguração CCI XIV de Novembro
14h - Entrega Premiação Cascavel, Meu Município (Sefrin Filho)
14h - Autorização da licitação da Escola Maria Tereza (Teatro Sefrin Filho)
14h - Autorização da licitação da Escola romilda Wiebbeling (Teatro Sefrin Filho)

17 de dezembro
19h - Entrega da revitalização da Praça Wilson Joffre