Agronegócio

Frimesa: a marca mais consumida entre as cooperativas

A Frimesa foi citada por 71% dos 1022 respondentes como marca de cooperativa mais consumida na pesquisa de consumidores sobre produtos e serviços das cooperativas do Paraná, realizada pelo Grupo Datacenso, a pedido da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).  Os dados foram colhidos entre agosto e setembro deste ano, em todas as regiões do Estado.
Entre os motivos que levaram a compra de produtos de cooperativas, está a qualidade e melhor percepção de custo-benefício. Quanto à percepção de imagem entre os consumidores, a Frimesa está entre as melhores cooperativas, junto a Copacol e a Witmarsum.
A pesquisa também entrevistou compradores e diretores de supermercados na sua fase qualitativa. Na avaliação dos participantes, a Frimesa é a principal fornecedora entre as cooperativas, com maior volume de compras, e benefícios em qualidade dos produtos. É a primeira marca que vem à mente quando se trata de cooperativa com grau de satisfação e desempenho em 97%, o primeiro lugar no pódio se manteve desde a última edição da pesquisa em 2019.
Outra pergunta que compôs a pesquisa envolveu os colaboradores das cooperativas “qual marca costuma comprar/consumir” e a satisfação com a marca. A Frimesa também apareceu em primeiro lugar. Ainda nesse quesito, o grau de satisfação quanto à qualidade dos produtos de cooperativa fica em 94%, enquanto a confiança e credibilidade na marca fica em 92%.
Para o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, esses resultados estão acompanhados por produtos e serviços bons, com vasto portfólio, marketing estratégico, além da indústria que produz com qualidade e eficiência. O comercial e logística também precisam estar alinhados. “Esses reconhecimentos são os atestados de que estamos entre as maiores marcas do Brasil. Também reforça a importância das cooperativas no Paraná”, avaliou. 
Em 2022, a Frimesa completa 45 anos de história com expansão das unidades industriais em Assis Chateaubriand, maior frigorifico da América Latina. 
Reconhecimento em Marketing
As ações de marketing da Frimesa foram premiadas pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADBV). O prêmio “Personalidades Troféu Francisco Cunha Pereira Filho” reconhece e homenageia os profissionais de destaque do Paraná. A Frimesa foi representada por sua gerente de marketing, Elis D’Alessandro, sendo que a escolha dos nomes ocorreu por eleição on-line realizada com um seleto mailing composto por gerentes, superintendentes, vice-presidentes, CCO, CMO ou diretores de vendas e marketing com atuação no Paraná, além da diretoria e associados da ADVB/PR. A votação final foi aberta ao público, pelo site da associação. O evento de entrega da premiação realizado em Curitiba, no dia 10 de novembro, contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana.
Sobre a Frimesa
É a 1ª colocada no Paraná em abate de suínos, a 4ª maior do Brasil nesse segmento, e a 3ª maior indústria do Estado do Paraná de lácteos. A Frimesa é a 295ª maior empresa do Brasil, e a 65ª maior do agronegócio brasileiro, está colocada com a 10ª maior cooperativa paranaense conforme dados da Revista Exame, edição do ano de 2020. Presente no mercado brasileiro de alimentos há 44 anos, a Frimesa Cooperativa Central do Oeste paranaense industrializa carne suína e derivados de leite, com foco na produção de alimentos de valor agregado. São quase 9 mil colaboradores e mais de 20.000 pessoas envolvidas na cadeia produtiva.