Política

Metas 2022 são definidas em Assis, após conferência

O município de Assis Chateaubriand realizou na sexta-feira (19), a Conferência Intermunicipal de Educação, CONAE, contando com a presença de representantes dos municípios de Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Tupãssi. A mesma foi realizada no Salão de festas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

O FNE- Fórum Nacional da Educação, estabeleceu que a   CONAE tem por objetivo: I – avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias; II – avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. III – conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

Segundo a Secretária de Educação de Assis Chateaubriand, Fátima Sobral, a conferência serviu para analisar o que os municípios cumpriram ou não do Plano Municipal de Educação. “Várias metas foram discutidas e tudo será analisado o que foi cumprido e fazer uma avaliação do que nós vamos querer para educação do município para 2024 quando vence o nosso plano Municipal de Educação. Um dos debates de extrema importância é a questão de vagas nos CMEIs, que todos os municípios passam por essa dificuldade discutimos sobre a valorização dos profissionais do magistério e principalmente avaliando tudo sobre as contrapartidas da União do estado e do município para melhoria da educação do município”, explicou Fátima Sobral.

“Mais uma vez estamos demonstrando em nosso governo que temos comprometimento, com a educação, não só aqui, mas  também  na região com os municípios vizinhos para essa discussão que é  a questão da educação para os próximos anos principalmente por se tratar de uma retomada no qual a gente vem após essa pandemia para que não haja prejuízo pedagógico e a nossa preocupação maior é justamente essa e parabenizar a Secretaria de Educação do município por ter conduzido  com maestria o evento”, falou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho

Presentes no evento o professor Jacir Bombonato – Especialista em Gestão da Educação, Membro efetivo do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná, Membro efetivo do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB - Paraná, Assessor da Educação da Associação dos Municípios do Paraná - AMP e Superintendente Executivo do CIEDEPAR- Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná, palestrou sobre o tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.  DrªJosiane Paula Maltauro Lopes – Doutora em Música, atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Arte/Música no IFPR - Campus Assis Chateaubriand e o Drº Renato Lada Guerreiro – Doutor Geociências e Meio Ambiente, atua na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e inovação. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus Assis Chateaubriand, trabalhou com os participantes sobre os eixos temáticos.

O evento contou com a presença do Prefeito de Jesuítas e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, AMP, Júnior Weiller, prefeito de Tupãssi, Luiz Carlos Beletti,  vice-prefeito de Brasilândia do Sul, Uilson José dos Santos, vice-prefeito de Formosa do Oeste, Orivaldo Municeli, vice-prefeita de Nova Aurora, Lucinéia de Oliveira Ferreira da Silva, presidente da Câmara de Vereadores de Assis Chateaubriand Matheus Henrique Ribeiro Marques, presidente da Câmara de vereadores de Brasilândia do Sul, Edvar Veiga, vereadores Osmar da Silva de Tupãssi e Luiza Marcelino do Carmo de Formosa do Oeste; Jonas Gastão Jagnow, Assessor do Secretário de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto. Além da chefe do Núcleo Regional de Educação Rosilene Lombardi Mezzon e secretários de educação dos municípios participantes.