Cidades

Ordem do Rio Branco agracia colaboradores, conselheiros e diretores de Itaipu

https://in.gov.br/web/dou/-/decretos-de-25-de-novembro-de-2021-362612613#wrapper

Um grupo de quatorze pessoas, entre diretores, conselheiros, empregados, além de uma ex-colaborada de Itaipu, será condecorado com a Ordem do Rio Branco. A indicação é do Itamaraty. A nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro foi publicada em decreto no Diário Oficial na última sexta-feira, 26. A cerimônia está marcada para o dia 8 de dezembro, às 18h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília  (DF).

No ano passado, outras cinco pessoas, entre elas, um diretor e uma empregada da binacional, além de três assessores do general Silva e Luna, que à época, estava à frente da diretoria-geral da usina, já haviam recebido a comenda. A nomeação do novo grupo reforça ainda mais o bom relacionamento entre a Itaipu e o Itamaraty.

A Ordem de Rio Branco é uma insígnia que o Presidente da República atribui a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços ou méritos excepcionais. A honraria é uma homenagem ao Patrono da Diplomacia Brasileira, o Barão do Rio Branco, e consta de cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem.

Estão na lista dos condecorados os conselheiros de Itaipu José Carlos Aleluia Costa, Maria Aparecida Borghetti, Célio Faria Júnior, Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras, o diretor de Coordenação, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, o vice-Almirante Anatalicio Risden Junior, diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, Mariana Favoreto Thiele, diretora jurídica da Itaipu Binacional, o contra-almirante Paulo Roberto da Sila Xavier, diretor administrativo da Itaipu Binacional, o capitão de Fragata Felipe Moreira  Ferrão, assessor especial do diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, e o engenheiro José Benedito Mota Júnior, superintendente de Operação da Itaipu Binacional.

Também serão agraciados a ex-colaboradora Carina Ferreira de Paula, assessora especial à época do diretor Silva e Luna, Joanne Cândida Pereira, secretária do Conselho de Administração da Itaipu Binacional, Liz Rosanna Cramer Campos, representante do Ministério das Relações Exteriores da República do Paraguai na Itaipu Binacional e Fernando Cossa, diretor-superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mantido pela Itaipu Binacional.

No ano passado receberam a comenda o diretor técnico executivo, Celso Torino, a superintendente de Comunicação e de Turismo, Patrícia Liliana Iunovich, os coronéis Aureo Ferreira, Ricardo Bezerra e capitão Arceli de Oliveira.