Cidades

Corbélia celebra 60 anos de histórias e desenvolvimento

Com participação de sessenta grupos de corrida de rua e aproximadamente 400 atletas, no domingo (5), aconteceu a 5° Corrida das Flores em homenagem aos 60 anos de Corbélia, comemorado em 8 de dezembro - feriado municipal.
O evento contou com participantes de diversos lugares sendo eles de, Corbélia, Anahy, Cafelândia, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Curitiba, Dois Vizinhos, Guaíra, Guaraniaçu, Iguatemi – MS, Jesuítas, Naviraí – MS, Nova Aurora, Novo Progresso – PA, Ouro Verde do Oeste, Porto União, Quatro Pontes, Realeza, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste, Toledo, Tupãssi e Ubiratã.
A corrida de 2021 foi um grande sucesso. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Juliano Schmitt (Chui), o evento já é tradição. “A cada edição o nível e a participação só vem aumentando”, ressaltou,  agradecendo a participação dos munícipes e de todos os atletas e familiares que se fizeram presente. “Em 2022 voltamos com o Circuito de Corrida de Rua que também é um grande sucesso”, enalteceu o secretário Chui.
CORBÉLIA 60 ANOS
O município de Corbélia era distrito de Cascavel e através da Lei Estadual nº4382 de 10 de junho de 1961 foi emancipado e fundado em 8 de dezembro de 1961.
Os habitantes primitivos da região foram os índios caingangues. Na década de 40, no início da colonização da região chegaram as primeiras famílias dos pioneiros vindos de diversas localidades do país. O nome de Corbélia vem do francês "Corbeille" e significa pequeno cesto de flores. Segundo a tradição esta foi a designação sugerida por Dona Iracema Zanato, florista e esposa de Armando Zanato, um dos primeiros colonizadores fundadores da cidade de Corbélia.
O crescimento inicial do município de Corbélia foi rápido. De 2.252 habitantes, no início da década de 60, evoluiu para 39.834 habitantes, no princípio dos anos 70, na sua primeira década a zona rural tinha 1.852 habitantes e na década seguinte, 36.799, isso se conclui que a expansão do espaço agrário em Corbélia centrou-se na ampliação das áreas agrícolas. É interessante registrar uma particularidade de Corbélia, os nomes de suas avenidas é uma homenagem aos colonizadores do município, com referência aos seus estados de origem. As praças públicas recebem denominações de países.
Enquanto todas as ruas são denominadas com nomes de flores, para simbolizarem uma Corbélia. Corbélia esteve ligada a Cascavel até 1961, tem sua história de ocupação do espaço vinculada a este município. Uma história que faz parte do contexto amplo da ocupação e desenvolvimento do Oeste e do Brasil.