Cidades

Em Paranaguá, Peça Teatral infantil destaca a importância da água para a vida

Buscando incentivar a preservação do meio ambiente com o público infantil através de arte e literatura, o projeto “Planeta Água em Cena 4” chega a Paranaguá no mês de março. A peça conta a história de Pinguinho, um pinguim alegre e muito curioso que um dia se depara com a falta de água na sua casa. Para aprender mais sobre a importância desse elemento para os seres vivos, Pinguinho conta com a ajuda e conhecimento de seu avô, o Vovô Pingão, e de muitos outros amigos.

As apresentações de “Planeta Água em Cena 4” acontecem nas Escolas Públicas Municipais Professor Joaquim Tramujas Filho, Professora Edinéia Marize Marques Garcia e a Escola Municipal do Campo “Antônio Fontes” nos dias 24, 25 e 28 de março, em cinco horários diferentes. Totalmente gratuita, a peça é cativante e interativa, convidando os participantes a elaborar soluções para o consumo de água sem desperdício, com atitudes responsáveis e sustentáveis.

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. A água cobre cerca de 70% da Terra, e é essencial para todas as formas de vida no nosso planeta. Apesar da grande quantidade, menos de 2% dessa água é própria para nosso consumo, e por isso é fundamental aprender desde pequenos como preservar e consumir com consciência esse recurso natural.

ʻPlaneta Água em Cena 4ʼ é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura. O projeto é uma produção da Incentivar, e em Paranaguá conta com patrocínio da Paranaguá Saneamento.

“O projeto traz uma didática que possibilita que as crianças entendam a importância em usar a água de forma consciente, tudo isso de forma lúdica e divertida. Além disso, a criança que aprende na escola leva e dissemina a informação em casa, para toda a família”, comenta o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

Sobre a PARANAGUÁ SANEAMENTO: Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a Paranaguá Saneamento assumiu o gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade de Paranaguá em 2001. A empresa atende a 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br

Sobre o Ministério do Turismo: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

 

Serviço: “Planeta Água em Cena 4” em Paranaguá/PR

Data: 24 e 25 de março

Horários: 10h e 14h

Locais: Escola Municipal Professor Joaquim Tramujas Filho e Escola Municipal Professora Edinéa Marize Marques Garcia

Endereços: Rua Belmiro Sebastião Marques s/n - Bairro: Porto Seguro - Paranaguá/PR e Rua dos Ipês, 330 – Bairro: Jardim Samambaia - Paranaguá/PR, respectivamente

 

Data: 28 de março

Horários: 10h

Locais: Escola Municipal do Campo "Antônio Fontes”

Endereços: Colônia São Luís, Paranaguá/PR

 

Evento Gratuito