Cidades

Prefeito França participa de debate sobre abuso infantil

As secretarias de Assistência Social e Educação realizaram, em parceria com o Rotary Club Rio Alegria, um momento de discussão e aprendizado sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Lei Federal nº 9.970/2000 e a Semana Municipal de Medianeira, instituída pela Lei Municipal nº 492/2015.
Participaram do encontro, realizado na quinta-feira (24) coordenadores, equipe técnica da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente da esfera municipal, estadual e entidades socioassistenciais, Conselho Tutelar, SMAS, SMEC, Saúde, Ministério Público e Segurança.
O prefeito Antonio França esteve presente na parte da tarde e falou da importância de proteger a infância. “As crianças são o nosso bem maior, elas são o futuro de nossa Cidade, Estado e País, não podemos permitir que sofram com situações de abuso, seja físico ou psicológico, criança precisa ser criança, precisa brincar, estudar e ter um ambiente saudável para se desenvolver”, destacou.
Já o vice-prefeito Evandro Mees participou do evento que aconteceu na parte da manhã e reuniu professores das redes pública e privada. “Vocês professores são um elo muito importante nesta luta, pois muitas vezes são o ponto de apoio e de confiança para que as crianças exponham o que está acontecendo”, destacou Mees.
Durante os encontros foi realizada a divulgação do Programa Família Acolhedora e da Escuta Especializada com as equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social -CREAS, além da palestra “Diálogo Diário: porque a prevenção dever ser completa”, com o Instituto Inocência, e teve como objetivo a prevenção e o alerta sobre o abuso sexual, assim como encorajar e fomentar o diálogo com a criança e/ou adolescentes e a desenvolver uma rotina de hábitos saudáveis, bem como auxiliar a abordar a prevenção do abuso sexual infantil de maneira leve e apropriada, tornando-se parte da rotina de orientação e cuidado com a criança e/ou adolescente.
O vice-prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, enalteceu a importância do trabalho de conservação: “Esse trabalho que vem sendo desenvolvido em pareceria com o Município é muito importante, e ficamos felizes com mais esta ação. O Município tem uma parceria hoje, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que conta com programas de preservação e recuperação de nascentes quem vem para somar forças da preservação do meio ambiente.