Cidades

Novas turmas iniciam capacitação gratuita na AMIC PR

Uma capacitação é destinada aos jovens empreendedores que estão no mercado há menos de um ano, uma destinada às mulheres e que aborda as peculiaridades do empreendedorismo feminino e uma terceira destinada ao desenvolvimento empresarial e de liderança, voltada para as empresas que estão há mais tempo no mercado. As formações são divididas em 10 módulos.

De acordo com a gestora de eventos institucionais da AMIC-PR, Dulce Ragazzon, será realizado um encontro por mês, e cada encontro apresentará um tema específico aos participantes. “A formação é bem completa e aborda as principais áreas que o empreendedor deve estar atento no dia a dia. Os módulos são divididos em gestão financeira, RH, gestão geral da empresa, de conflito, de tempo, questões organizacionais, planejamento estratégico e operacional, plano de negócios, vendas, marketing e mídias sociais”, informa.

Os três programas de capacitação são gratuitos e atendem participantes associados da AMIC PR e não são associados. O programa é anual, portanto, já está com as vagas todas preenchidas. “Neste ano, o número de participantes excedeu as 30 vagas que tínhamos previsto inicialmente. Cada uma das capacitações iniciou com mais de 50 participantes”, informa Dulce.

As três capacitações foram desenvolvidas para dar suporte a quem quer empreender de maneira diferente. “Por meio de informações que despertem a visão empreendedora das pessoas, o Programa Conecta AMIC é um apoio para que esses empreendedores possam olhar para o seu negócio de forma diferente e, assim, conhecendo melhor o mercado de atuação, possam posicionar melhor seus produtos e serviços, aproveitando as oportunidades que surgirem e para que estejam mais preparados frente as dificuldade e adversidades que acontecem, como foi o caso da própria pandemia”, afirma Dulce.

As capacitações são ministradas por profissionais de diversas áreas, sendo voluntários que abraçam a causa de levar conhecimento para pessoas que querem empreender melhor. “O objetivo é incentivar o crescimento desses empresários para que possam gerar emprego, renda e consigam se desenvolver a ponto de mudar de categoria empresarial, deixando de ser Micro ou Pequeno para atuar em um universo maior, tornando-se médio e até grande empreendedor”, afirma Dulce.

Com um programa desse porte, também entra no viés social da associação, que é devolver à sociedade uma forma de contribuir para o desenvolvimento local. “A AMIC PR representa o universo empresarial. A melhor forma de contribuirmos com a sociedade é desenvolver ações gratuitas e de fomento para a categoria que representamos”, conclui.

Capacitações

A capacitação dos jovens empreendedores é destinada para quem está iniciando um negócio e está no mercado há menos de dois anos. Segundo Dulce, esse é o período considerado mais frágil. “Os participantes são empreendedores jovens de idade, mas também pega uma faixa de pessoas que trabalham em regime CLT e que pensam em empreender. Na capacitação essas pessoas têm acesso a informações para montar sua própria empresa”, explica.

A capacitação voltada ao empreendedorismo feminino aborda as dificuldades inerentes ao dia a dia do universo feminino. “Enquanto empreendedora, a mulher tem que conciliar a agenda de trabalho, familiar, o papel de mãe, de esposa, de empresária, tem que cuidar da casa, dos filhos, atender cliente, ir ao mercado, enfim, tem que fazer muitas coisas ao mesmo tempo. A capacitação aborda a importância de se organizar e de estar atenta ao que está acontecendo no mercado em que essa mulher atua para ter resultados positivos”, enfatiza Dulce.

A terceira capacitação é destinada aos empresários que já estão há mais tempo atuando no mercado e que tem colaboradores. “Nessa formação tratamos assuntos ligados ao gestor, ao dono da empresa, sua forma de liderar e de comandar o negócio , o qual precisa estar atento à sua postura empresarial e de como sua equipe está atuando para alcançar melhores resultados”, finaliza.

Para saber mais sobre os serviços que a AMIC PR oferece, basta entrar em contato pelo telefone (45) 3036-5636 ou pelo site www.amicpr.org.br