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Inteligência de dados traz inovação à contração de frete

A economia brasileira é altamente dependente do transporte rodoviário. Cerca de 65% do deslocamento de cargas do País passa por rodovias. Mesmo com tanta importância este setor é ainda muito carente de tecnologias, principalmente quando falamos da contratação de fretes, que em sua maioria ocorre sem nenhum tipo de tecnologia ou dados.

Com o objetivo de proporcionar mais inteligência a este setor, que pouco inovou nas últimas décadas, a logtech goFlux lançou o View, uma solução integrada à plataforma de contratação que traz inteligência preditiva e permite uma visão futura de patamares de fretes do mercado. Com uma base de dados muito rica de informações, análises comparativas e projeções de valores de mercado (tarifas), a empresa utiliza uma tecnologia inovadora com inteligência artificial, big data e algoritmos de machine learning. Tudo isso aliado à experiência do time de especialistas da logtech.

Segundo Patricia Gagliardi, gerente de desenvolvimento de negócios, produtos e inovação da goFlux, em fevereiro foi apresentada ao mercado uma versão reestilizada do View, com duas funcionalidades: “Markets e Analytics”. A ferramenta avalia o histórico de fretes praticados nos principais corredores do agronegócio, trazendo dinamismo no acompanhamento das rotas. “Fomos avançando, trazendo consistência e novas funcionalidades estão no ar, como o “Trading”, onde são apresentadas as cotações de fretes em tempo real”, destacou a profissional.

E por último, o grande passo, o mais esperado pelo mercado, a funcionalidade “Forecast”. Uma tecnologia própria, que gera aos seus clientes a segurança na tomada de decisões futuras. Eles podem se respaldar em dados trabalhados em safras passadas (valores transacionados através da base de dados goFlux), aliado ao uso de inteligência preditiva formulando fretes futuros.

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De acordo com Patricia, as negociações de frete são complexas e contam com um mercado altamente volátil, tornando as negociações “big deals” para o setor. Com o goFlux View, o cliente acessará dados estratégicos de maneira intuitiva, conduzindo-o com assertividade para as tomadas de decisão no curto e longo prazo. “Desenvolvemos um produto com muitos diferenciais estratégicos, facilitando a tomada de decisão, reduzindo custos e gerando savings. Trabalhamos muito forte com algoritmos e construções embasadas por modelagens para trazer junto à previsibilidade do frete, este será no futuro”, destacou a gerente.

A plataforma opera com dados reais, fretes performados e traz credibilidade para o negócio. Ainda dispõe de índices macroeconômicos, cotação das principais commodities, petróleo, juros e inflação, entre outras. Utilizando o View, as empresas terão a oportunidade de estar um passo à frente quando falamos de variabilidade de preços de fretes. “Possibilitamos essa inteligência para os embarcadores poderem comparar, em uma única plataforma, os fretes de suas rotas (com o restante do mercado) e trabalhar com a previsibilidade futura - usando fatores externos – que influenciam na formulação dos preços do mercado. Todas essas funcionalidades trazem para o View esse dinamismo, é um produto que trabalha passado, presente e futuro”, finaliza Patricia.

Sobre – Sediada em São Paulo, capital, a goFlux é uma startup que surgiu em 2018 fruto da expertise de fundadores experientes em logística, que desenvolveram uma plataforma totalmente digital para cotação, negociação, contratação e gestão de fretes rodoviários. A solução vem revolucionando a forma de contratar fretes e impulsionando a competitividade no segmento de transportes, principalmente do agronegócio. Mais em goflux.com.brview.goflux.com.br e naconta.goflux.com.br.