Cidades

Foz: títulos definitivos dos imóveis são entregues a Famílias do Três Lagoas

Uma espera, muitas vezes, de décadas terminou na noite desta quinta-feira (28) para 47 famílias da região de Três Lagoas, que tiveram seus imóveis regularizados por meio do programa Moradia Legal.

A entrega das escrituras foi feita por representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu e do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) no Centro de Convivência Leonel Brizola. 

Maria Caetano foi uma das moradoras que conquistou o título definitivo do imóvel. Com o documento em mãos, comemorou. “Estou feliz. Há 30 anos tenho minha casa aqui em Três Lagoas e agora posso dizer que é minha. Agradeço ao prefeito Chico Brasileiro, estou voltando com a escritura da minha casinha”. 

Milton Marques dos Santos também há 30 anos esperava pelo momento de conseguir o título do imóvel onde mora com a esposa e os filhos. “Uma felicidade que não dá pra descrever. Agora posso até pensar em reformar a casa, fazer um financiamento. Além disso, vai valorizar ainda mais a minha propriedade”. 

A moradora Louir Borges descreveu o momento como uma “conquista, uma vitória, uma batalha vencida”. Já Francisco Madalena esperava pela escritura da casa própria há 35 anos e também era só alegria. “Agradeço ao prefeito Chico Brasileiro por lutar por nós e nos ajudar a realizar este sonho”.

A regularização fundiária ocorreu através do Moradia Legal, desenvolvido pelo TJ-PR em parceria com a Prefeitura.

Dignidade e cidadania

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Abraham Lincoln Calixto, participou da cerimônia de entrega das escrituras. Para ele, o Moradia Legal está cumprindo com seu objetivo social. “Estamos indo de bairro em bairro, em todas as comunidades, e levando essa alegria de inserir as pessoas em uma moradia digna, recuperando a cidadania de cada uma dessas famílias”.

O prefeito Chico Brasileiro reiterou a importância do programa e da parceria com o Legislativo e o Tribunal de Justiça do Paraná. “Conversei com os moradores do bairro e as histórias são parecidas. Famílias que há mais de 30 anos viveram muitas incertezas, não podiam programar suas vidas, dos seus filhos, netos. Essas dúvidas acabam hoje e eles podem sonhar mais alto, podem se orgulhar e dizer que são proprietários de suas casas.É uma conquista, uma vitória”. 

A diretora superintendente do Fozhabita, Elaine Anderle, ressaltou a importância da iniciativa para as famílias que sonham há anos com o título da casa própria. “É um dia de festa. Essa era uma conquista muito distante, que agora se tornou realidade. A regularização fundiária não é um processo simples, mas com o apoio do Tribunal de Justiça tivemos a possibilidade de colocar o programa em prática com serenidade e legitimidade”.

O programa Moradia Legal tem o apoio da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Ney Patrício, participou da entrega das escrituras. Ele destacou a importância de parcerias como esta. “Essa era a nossa luta no legislativo. Realizar o sonho de famílias iguaçuenses que há anos sonham em ter o documento da casa própria. O sucesso é o resultado dessa parceria entre os três poderes, prefeitura, Tribunal de Justiça e Legislativo”.  

Programa Moradia Legal

No ano passado, 68 famílias do Jardim Paraná receberam as escrituras dos imóveis em Foz do Iguaçu. Na quarta-feira, 27, foram entregues 270 títulos definitivos de imóveis para moradores do Morumbi II e III e da Vila Borges. A meta do programa é regularizar mais de 8 mil imóveis na cidade.