Cidades

Fórum de inovação de Toledo tem destaque positivo

O Fórum de Inovação foi um sucesso segundo a avaliação dos organizadores. Oferecido de forma gratuita, o evento teve aproximadamente 80 participantes e aconteceu no Auditório Acary de Oliveira no último sábado (30). Com o tema “Toledo um ecossistema em desenvolvimento”, a promoção foi Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Toledo (Comciti) e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) e governo municipal.

Conforme o diretor-executivo da Funtec, Carlos Nascimento, o momento reuniu estudantes de diversas entidades, trabalhadores e empresários da área de tecnologia. “Foi um momento de intercâmbio de ideias. Os participantes trouxeram suas experiências, pesquisas e ações e puderam apresentar seus projetos e programas. O que tem sido feito em nosso território é muito interessante”, frisou.

Nascimento ainda enalteceu dois momentos conduzidos pelo Sebrae e pelo Marcus Rocha, especialista em Ecossistemas e Habitats de Inovação. “Foi tratado sobre inovação, conceitos e debatemos o Plano Municipal de Inovação. Esses momentos foram avaliados positivamente pelos presentes. A ideia agora é ampliar essa discussão e construir este plano, promover editais de chamamento para aproveitarmos da melhor forma tudo o que nos foi demontrado”. 

A parceria com as universidades e faculdades para aproveitar o conhecimento produzido por meio das pesquisas será muito relevante para fomentar o setor. “Vamos promover e ampliar esta troca de experiências entre os diversos atores do ecossistema municipal, aproveitando todas as iniciativas de apoio ao empreendedorismo presentes em Toledo”. Carlos ainda agradeceu a participação do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico. “O diretor Renato Tratch e o secretário Diego Bonaldo foram grandes incentivadores e apoiadores deste momento e colheremos muitos frutos desta ação”, concluiu.