Cidades

Animais no trânsito é um dos temas do Maio Amarelo Animal

Em 2022, a tradicional campanha para a segurança no trânsito de pedestres e condutores terá uma nova e importante abordagem: o Maio Amarelo Animal. A iniciativa da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário, com apoio da Itaipu Binacional, irá conscientizar a população sobre as normas de trânsito envolvendo animais.

Durante o mês de maio, serão realizadas ações de blitz educativas em vias importantes, como Avenida Paraná e Araucária, onde há uma circulação maior de pessoas com animais de estimação e veículos.  

Entre os destaques da campanha está a sensibilização de motoristas para que tenham um grau de atenção maior para a circulação dos animais nas vias de trânsito. De acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologias de Estradas (CBEE), no Brasil são atropelados 15 animais por segundo.

“Ter mais respeito no trânsito é essencial e, com uma consciência coletiva, temos a perspectiva de que com mais educação seja possível diminuir os impactos negativos e comportamentos prejudiciais que impactam diretamente a segurança dos animais”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

Placas orientativas

A conscientização dos tutores sobre a socialização dos cães em espaços públicos também é um dos pontos tratados pelo Maio Amarelo Animal. Em parceria com a Itaipu, foram instaladas sete placas de orientação na região do Gramadão da Vila A e Avenida Araucária, com o alerta para a necessidade de uso das guias e supervisão, recolhimento de dejetos e outras normas de passeio com seu pet. 

O encerramento da campanha será no dia 29 de maio com a “Cãominhada”, que vai da Praça do Mitre até a Praça da Paz.