Saúde

Dia das Mães é marcado por homenagem especial no CEONC Hospital do Câncer

As mães que estão no CEONC Hospital do Câncer de Cascavel, seja a trabalho, tratamento ou como acompanhantes de pacientes, tiveram uma surpresa neste domingo (08). Em alusão ao Dia das Mães, acadêmicas do curso de Psicologia do Centro Universitário FAG, que fazem estágio no hospital e participam do projeto “Simplesmente Mãe”, realizaram uma linda homenagem.  

A psicóloga e supervisora de estágio das acadêmicas da FAG, Silvana Lopes, explicou que o objetivo do grupo foi proporcionar um momento acolhedor e humanizado para as genitoras que estão longe de seus filhos nesta data tão especial. “Buscamos oportunizar a elas um momento musical com homenagens, uma dinâmica que liberte uma frase e uma singular lembrancinha em forma de flor, simbolizando o cuidado, o amor, a garra pela vida e o ser, simplesmente mãe”, comenta Silvana.

Nathalia Brieri, uma das estagiárias que atua no hospital e que participou da homenagem às mães, enalteceu a importância do olhar de cuidado com as mulheres. “É fundamental fazer com que elas se sintam acolhidas e percebam o quanto são especiais, mesmo que seja por meio desta simples lembrança. Preparamos cada detalhe com muito carinho”, conta a estudante. 

O filho da estagiária Emanuella Serra, uma das participantes do projeto, está prestes a completar um ano de vida. Com emoção, ela descreveu alguns dos sentimentos vivenciados desde o nascimento do garotinho. “A vida de mãe é cansativa, tem muitos momentos difíceis, mas é o amor mais puro, lindo e genuíno que alguém pode sentir. É um amor que cresce a cada dia e todo o cansaço vai embora diante de um sorriso”, destaca.  

A ação especial ocorreu em todas as alas do hospital (SUS, particular e convênio). Em cada quarto, os acadêmicos realizaram uma abordagem com muita empatia e carinho. A música, proporcionada por voluntários, tornou tudo ainda mais especial, marcante e emocionante. Teve violino (Nathalia Santos), violão e canto (Pedro e Letícia Pícoli Vituri), fazendo com que a manhã fosse repleta de bem-estar e bons sentimentos.

O diretor técnico médico do CEONC Hospital do Câncer, doutor Reno Paulo Kunz, disse que momentos de felicidade, como o que foi proporcionado pelo projeto “Simplesmente Mãe” refletem até mesmo no tratamento contra a doença. “São ações muito importantes, principalmente para pacientes, tendo em vista que estas datas especiais trazem sentimentos e emoções. Prover para estas pessoas que estão internadas a oportunidade de momentos alegres e felizes é algo que faz a diferença e que impacta diretamente nos resultados do próprio tratamento”, afirma o médico.

Para o doutor Reno, projetos assim mostram que pequenos gestos podem transformar o dia das pessoas. “O CEONC é bastante grato ao trabalho que é desenvolvido voluntariamente pelo Curso de Psicologia da FAG, no acompanhamento do cotidiano dos pacientes, no suporte a eles e seus familiares, e com essas ações especificas que são realizadas com tanto carinho”, finaliza o diretor.

Sobre o CEONC

O CEONC Hospital do Câncer é referência no diagnóstico e tratamento do câncer para o Oeste e Sudoeste do Paraná, e Sul do Mato Grosso do Sul. Diariamente, centenas de pacientes passam pelas unidades do CEONC para quimioterapia, radioterapia, cirurgias, exames e consultas. O hospital também conta com ampla estrutura de internamento.

Os atendimentos são realizados por convênio, particular ou SUS.