Cidades

Em Toledo, novos funcionários tomaram posse de seus cargos via PSS

A tarde desta sexta-feira (6) foi um marco significativo para Toledo em relação ao atendimento de estudantes com necessidades especiais matriculados na rede municipal de ensino. Tomaram posse, em ato realizado no Auditório Acary de Oliveira, 28 servidores aprovados via processo seletivo simplificado (PSS) que atuarão como professores de apoio à diversidade e inclusão (Padi´s), sendo 23 para turmas de Ensino Fundamental (T20) e cinco para Educação Infantil (T40).

A convocação destes profissionais só foi possível graças à alteração na lei que regulamenta a contratação temporária no serviço público municipal (“R” nº 16/2021) avalizada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo na forma da Lei nº 2418/2022. O envio do projeto à Câmara decorre de uma demanda importante da Secretaria Municipal da Educação (Smed) – parcialmente atendida com estas contratações – cada vez maior de professores que possam oferecer suporte especializado aos titulares de turmas no atendimento a alunos que exigem maior atenção da equipe pedagógica de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis).

Antes de assinar o contrato com o município, os novos servidores foram recepcionados pela secretária de Recursos Humanos, Marta Fath, e puderam, conforme a ordem de classificação no PSS, escolher os estabelecimentos em que vão atuar. A solenidade também foi prestigiada pelo prefeito Beto Lunitti, pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, e pela nova secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, que apresentou a equipe de diretores que a ajudará na condução dos trabalhos na pasta - ela segue também na titularidade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Em sua fala, Marli destacou a importância que os Padi´s terão nos estabelecimentos de ensino em que atuarão. “Temos aqui educadores que estão sendo contratados para cuidar daqueles alunos que mais precisam de atenção e carinho. Tenho certeza que a conduta deles, a exemplo da maioria dos servidores públicos, será pautada pela dedicação e pela excelência. Conto com cada um até para orientar os seus futuros colegas e os pais desses estudantes a respeito do encaminhamento que deve ser dado para cada situação. São crianças que têm direito à educação e a uma educação de qualidade, meta que só tornará possível com o trabalho destes profissionais”, observa.

Ademar discorreu sobre as dificuldades que a educação tem enfrentado em razão da pandemia de Covid-19 e suas consequências. “Ano passado houve uma transição lenta para o ensino presencial e em 2022 retornamos 100% nesta modalidade. Não nego que houve erros neste processo de readequação, mas é notável que esse período difícil deixou as pessoas mais imediatistas, mais impacientes. Não teve quem não sofreu neste período, mas estamos avançando”, desabafa. “Os filhos são para os pais a maior dádiva que receberam de Deus, por isso a missão que vocês estão assumindo é sublime, mas repleta de responsabilidades. Por isso, façam o que vocês creem ser o certo pelo bem destes alunos que necessitam dos Padi´s e não para agradar a mim ou ao prefeito. Nós estamos de passagem nestes cargos, mas o legado do trabalho de vocês será permanente”, alerta.

Beto deu as boas-vindas aos novos servidores públicos municipais e lembrou-os dos desafios que terão pela frente. “Embora vocês estejam capacitados para lidar com as mais diversas situações que podem aparecer, nunca se esqueçam que a vida é repleta de intempéries e que é preciso muita garra para superá-las. Vocês foram chamados e estão aqui por um motivo muito simples: de agora em diante, passam a ter a responsabilidade de transformar vidas de seres humanos especiais, sobretudo para as suas famílias”, pontua. “Não tenho dúvidas que, com o trabalho de vocês, esses alunos poderão superar as suas limitações e poderão num futuro breve nos surpreender e nos inspirar. É com iniciativas assim que fazemos um Brasil melhor a partir do nosso território”, avalia o chefe do Executivo, que, durante sua fala, exaltou os avanços obtidos na gestão de Elisângela Batista à frente da Smed, direcionando seu discurso ao diretor do Departamento de Administração Escolar, Genelle Krambeck, que, a partir da próxima semana, passa a ocupar o cargo de ouvidor-geral do município, o qual terá status de secretário.