Cidades

Festividade do Dia das Mães promovida no Certi Pioneiro em Toledo

A unidade Pioneiro do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) promoveu, nesta sexta-feira (6), uma confraternização em alusão ao Dia das Mães da qual participaram mais de 200 idosas. Durante toda a manhã, eles tiveram momentos de diversão, com direito a sorteio de brindes, bingo, café da manhã (preparado com o apoio do grupo Fraternidade Feminina/Tríplice Aliança) e apresentações musicais.

Entre elas, a do grupo que faz aulas de musicalização do Certi/Pioneiro, que entoou “Fogão de Lenha”, canção eternizada na voz de Chitãozinho e Xororó. “Essa apresentação ocorreu após três ensaios e foi a primeira de muitas. Agora, com a pandemia sob controle, vai ser possível nos reunir, nos aprimorar e ampliar nosso repertório”, afirma a coordenadora do órgão, Luciana Silva, que também homenageou as mães com as músicas “No dia em que saí de casa” (Zezé di Camargo e Luciano), “Mãe” (Rick e Renner) e “Maria, Maria” (Milton Nascimento).

O evento contou com a presença das equipes técnicas das secretarias de Assistência Social (SMAS) e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) encabeçadas, respectivamente, pelas secretárias Solange Silva dos Santos Fidelis e Jennifer Thays Chagas Teixeira. “Vejo nesta confraternização mulheres com uma longa jornada de lutas e vitórias. Por isso, para mim, mãe é uma palavra que remete a força, carinho, cuidado. Será com toda esta garra que faremos o Certi do Coopagro voltar a funcionar normalmente após o vandalismo do qual foi vítima. Estamos trabalhando para isso e, em breve, teremos novamente dois espaços de celebração à vida em Toledo”, analisa Solange. “Não consigo não sentir outra coisa senão muita alegria e esperança em ver esse salão lotado de mamães depois de um período tão difícil no qual eventos assim não estavam permitidos. Nossa secretaria tem uma coordenadoria voltada à terceira idade e vamos desenvolver ações para que este público ocupe cada vez mais o espaço que merecem na sociedade, sendo fundamental o apoio da Assistência nestas políticas públicas”, pontua Jennifer.

Durante o evento, doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas em idosas que ainda não haviam sido imunizadas contra o vírus causador da gripe. “Esta festa se fez com e pelos idosas que atendemos nos Certis. Tenho muito admiração por cada um, que, apesar das dificuldades que enfrentaram ao longo da vida, mantiveram o seu brilho e o irradia por onde passam”, salienta a diretora de proteção social básica da SMAS, Camila Perachi.