Cidades

Maringá chega aos 75 anos “pronta para o futuro”

A Prefeitura de Maringá elaborou uma programação repleta de atividades para comemorar os 75 anos do município - 10 de maior. Os eventos começaram no dia primeiro com o Cinema a Céu Aberto. E prosseguem até o dia 4 de junho com o show do cantor Erasmo Carlos. Entre os “presentes” para a população, os pontos altos acontecem nesta segunda-feira (9). O desfile de aniversário em frente a Catedral, às 9 horas; a abertura dos portões na Expoingá; e a entrada gratuita no show de Luan Santana, às 20 horas.
O slogan “Maringá está pronta para o futuro” marca o aniversário e a filosofia da gestão municipal, que se reflete na programação variada. Outros presentes para a cidade são os três restaurantes populares que a gestão estruturou para atender a população. O primeiro foi inaugurado na sexta-feira (6). O segundo e o terceiro serão abertos os dias 11 e 16 de maio. 
Além da música com cantores de renome nacional, a área cultural prevê o Festival Afro-Brasileiro; exposição de fotos da Catedral, que completa 50 anos; teatro, batalha de Hip-Hop, literatura, Festival de Graffiti e apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras atrações.
Na área de inovação, haverá apresentação dos Mapas Interativos de Maringá, Software de Reconhecimento Facial, divulgação de cursos de Tecnologia da Informação, demonstração de asfalto ecológico. A última ação do mês é o lançamento da Pedra Fundamental do Eixo Monumental de Maringá, uma das principais obras da gestão e da própria história da cidade. 
Todas as secretarias municipais estão participando da programação de aniversário. Haverá ações para idosos, crianças, jovens, tutores de pets e usuários dos serviços da prefeitura em geral, na área da saúde, esportes, assistência social, meio ambiente, entre outros.