Cidades

Alimentos são entregues para escolas e CMEIS por agricultores familiares em Palotina

Na última sexta-feira, dia 6 de maio, o município de Palotina celebrou contratos entre 13 produtores familiares e duas cooperativas. Os contratos celebrados estabelecem a aquisição de alimentos diretamente de agricultores familiares, para as Escolas e CMEIS da rede municipal de ensino.
O prefeito de Palotina Luiz Ernesto de Giacometti fez questão de estar presente no ato que contou também com a participação da chefe de gabinete da Secretaria da Educação e Cultura Suelene Matias, as nutricionistas da alimentação escolar - Solange Piccin Breitenbache e Rosicler Mafacioli, e os produtores: Ademar Baugramtz, Vanessa Habowski, Mauro Barbosa e Dirceu Patel e o representante da cooperativa COPERFAM, Herberto Lamb.
Segundo as nutricionistas Solange e Rosicler, a ligação entre a agricultura familiar e a alimentação escolar dispõe sobre o emprego da alimentação saudável e adequada.  “Deve-se compreender o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, com apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar”, ressaltou Solange.
O prefeito Luiz Ernesto destacou que a motivação do acordo é proveniente da Lei Federal 11947/2009 que estabelece que 30% dos recursos totais que são repassados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), sejam investidos na aquisição de alimentos de produção familiar.
As entregas das aquisições iniciaram nesta terça-feira (10) e serão um total de 39 produtos, dentre eles: hortaliças orgânicas e convencionais, frutas diversas, pé de moleque, panificação salgadas e doces (com e sem açúcar), macarrão, agnolini, mandioca, milho verde, ovos e suco de uva integral.