Noticias

Itaipu e Amop reforçam parceria histórica

O diretor-geral da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior, visitou na quinta-feira (12), a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, onde conversou com prefeitos e prefeitas da entidade municipalista oestina.
Risden foi recebido pelo prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da entidade, Élio Marciniak (Kabelo); pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos e pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, além de outros 45 chefes do Poder Executivo.
Essa foi a primeira visita do dirigente máximo do lado brasileiro da Binacional à Amop: ele esteve acompanhado do assistente da Diretoria Geral da Itaipu, almirante Luiz Carlos Faria Vieira e do chefe da Assessoria de Informações, almirante Paulo Tinoco.
“O papel de Itaipu não é só produzir energia renovável e limpa, mas, principalmente, desenvolvimento regional e social de toda a região Oeste do Paraná. A Amop representa muito bem todos esses municípios. Por isso, Itaipu sempre estará presente, no sentido de apoiar as iniciativas dos municípios”, destacou Anatalicio Risden Junior.
O almirante citou parcerias em obras como a duplicação do Contorno Oeste, duplicação de trecho da BR 277 da Polícia Rodoviária Federal até o trevo de São João, consolidação do anel viário. “Ou seja, grandes investimentos que beneficiam a região como um todo, sem aumento na tarifa de luz, apenas com melhoria da gestão”. 
Segundo Anatalicio Risden Junior, “o presidente Bolsonaro, quando me convidou para assumir o posto, colocou a posição de que Itaipu deve apoiar os municípios. Tenho certeza de que isso será feito da maneira mais eficiente e eficaz possível”.
Para Kabelo, a visita de Risden evidencia o antigo laço de unidade entre as duas instituições. “Reconhecemos a parceria da Itaipu com a Amop e a diferença que os investimentos aqui feitos trazem a toda a população regional, na forma de obras que melhoram a qualidade de vida de toda população”, observou o presidente da Amop.