Cidades

Toledo inicia discussão do orçamento para 2023

A Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, por meio do Departamento de Planejamento Orçamentário, realizou na quinta-feira (26), a audiência pública em que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023 foi apresentada à comunidade. O evento aconteceu de forma presencial, porém houve a transmissão ao vivo pelo canal do governo municipal no YouTube. Participaram do encontro autoridades do Executivo e Legislativo, além de representantes de entidades e a comunidade em geral.
Os trabalhos foram iniciados pelo prefeito Beto Lunitti. Acompanhado do secretário responsável pelo orçamento, Neuroci Frizzo, o gestor informou alguns detalhes sobre o ato. Lunitti destacou a execução do Plano de Governo até o momento, porém realiza uma administração democrática, está aberta aos apontamentos da população. “Neste quase 18 meses, além do proposto, estamos promovendo várias demandas entendidas como necessárias pela gestão municipal. É importante também dizer que toda a ação de governo, precisa ter o ordenamento e estar em consonância com os recursos disponíveis”, explicou.
A LDO é o elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Sua principal função é selecionar, dentre as ações previstas no PPA, aquelas que terão prioridade na execução do orçamento no ano seguinte, no caso, em 2023. “Portanto iremos apresentar o que já foi definido e também receber propostas da comunidade”. Frizzo ainda acrescentou que neste momento serão apresentadas as principais ações e obras a serem executadas. 
Ao final, Lunitti reforçou o interesse desta gestão em consultar a população na elaboração e execução de ações do poder público municipal. “Esta audiência pública foi realizada com o propósito de dar transparência, de promover a participação dos nossos cidadãos em um momento muito importante para a história de Toledo”, salientou.