Cidades

Livros de educação no transito são entregues em Toledo

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), as atividades da edição do Maio Amarelo em Toledo foram bastante intensas e diversificadas. Com o lema “Juntos salvamos vidas”, a campanha propiciou momentos de conscientização, mas também de muita diversão para públicos de todas as faixas etárias.

Para as crianças, ações em estabelecimentos da rede municipal de ensino, como o “Motoca e Pipoca”, a peça teatral “Dois Motoristas Maluquinhos” (Conta Cultura) e o minicurso “Direção Defensiva Kids”; para jovens e adolescentes, o “Roda Viva no Trânsito” nos dois Centros da Juventude; para os adultos, palestras, cursos, blitze educativas em várias regiões da cidade e do interior, e o “Amarelo Rock”, evento realizado no dia 21 no Parque Ecológico Diva Paim Barth que teve como atrações principais os shows das bandas Los Coronezos, Jam Z e Full Rocker e o cantor Rafael Meneghini.

Dois dias antes foi o “Dia D Educa”, ação realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da qual 11 municípios brasileiros participaram - entre eles, Toledo. Em reconhecimento, a entidade está destinando 8.200 unidades do livro “Educa – Educação para Mobilidade Consciente” que serão oficialmente entregues à SMSMU e à Secretaria Municipal da Educação (Smed) nesta sexta-feira (3), às 9h30, no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin.

Alguns destes exemplares já começaram a ser distribuídos entre alunos do 4º e 5º anos de algumas escolas da rede municipal de ensino, como a Ivo Welter, no Santa Clara IV. “A chegada deste material é um reconhecimento ao compromisso de Toledo com ações que visam à segurança viária. Os livros podem ser utilizados em atividades letivas extracurriculares e interdisciplinares, contribuindo tanto para a formação intelectual e cidadã destes estudantes”, destaca. “Estamos falando de um projeto piloto presente em 26 cidades, 15 contempladas ano passado e 11 em 2022. Aqui no Paraná, além de Toledo, só Campo Largo está nesta lista seleta”, observa.