Economia

Brasil lidera ranking em volume de delivery mundial nas regiões interioranas

O setor de delivery no Brasil segue crescendo e alcançando números expressivos, como revelado pela Euromonitor em uma pesquisa realizada em 62 países, em que mostra o país como líder em demanda de delivery para bares e restaurantes. A alta procura pelos serviços de entrega em todo o território nacional abriu oportunidades de novos negócios e de mais geração de emprego nos municípios interioranos. E esse aumento pode ser notado pelas empresas que investem no setor, como a Alfred Delivery, plataforma de entregas last mile com foco em pequenas e médias cidades, que tem a expectativa de atingir um milhão de entregas mensais e crescer até 10 vezes mais em 2022.

Para Myrko Micali, CEO da startup, essas regiões são as grandes responsáveis por esse saldo positivo. “Desde o início da pandemia, em 2020, nós acompanhamos o aumento da demanda dos serviços de delivery em todo o país, principalmente nas cidades mais afastadas dos grandes centros, que viram seus comércios passarem por uma transição importante para atender a necessidade dos consumidores”, conta.

Com um faturamento de R$ 12,2 milhões em 2021, a Alfred Delivery expandiu a sua atuação no primeiro trimestre de 2022, alcançando mais de 250 cidades em todos os estados brasileiros. A última conquista foi em Rio Branco, capital do estado do Acre.

“A movimentação dessas localidades também interfere na economia local e conseguir levar o serviço de delivery para regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos possibilita gerar mais oportunidades no mercado de trabalho, tanto para os entregadores quanto para os licenciados que investem na área pelo baixo custo de operação e podem gerar um faturamento de até R$ 150 mil mensais”, compartilha o executivo.

Uma das preocupações da Alfred Delivery é com o crescimento regional e a forma de pensar a logística em qualquer um dos setores de entrega. “A nossa frota não se limita apenas a motos, pois além de bares e restaurantes, atuamos com a entrega de itens de diversos segmentos, como farmácia, compras de supermercados, documentos e pet shop, por exemplo. Isso exige uma parceria com entregadores que têm bicicleta, carro [de passeio e/ou utilitário] e van, agilizando ainda mais o escoamento dos nossos parceiros”, explica Micali.

Além disso, a empresa trabalha com soluções inteligentes para conseguir atender as necessidades dos licenciados e dos comércios parceiros. Uma dessas iniciativas encabeçada pela startup é investir na solução de Open Delivery, que está em fase de desenvolvimento com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel. Neste novo formato, será possível ampliar a atuação do setor de delivery e integrar plataformas a fim de facilitar ainda mais a experiência  do pequeno empresário e aumentar o gerenciamento das entregas, possibilitando maior acesso aos produtos e mais receita para os comerciantes.

Sobre a Alfred Delivery

A Alfred Delivery é uma plataforma de entregas last mile com foco em pequenas e médias cidades. Fundada em 2017 pelos empresários Myrko Micali e Allan Nicola em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, a empresa oferece serviços de intermediação de entregas de produtos dos mais variados segmentos. Atua por meio de empreendedores licenciados, que trabalham de forma 100% digital na gestão do negócio em suas respectivas cidades.