Esporte

Deputado Luiz Claudio Romanelli solicita inclusão de esportes paralímpicos nas escolas da rede pública

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) solicitou, na terça-feira (21), a inclusão de esportes paralímpicos na disciplina de educação física em toda a rede estadual pública de ensino. O requerimento é endereçado aos secretários Renato Feder (Educação e Esporte) e João Carlos Ortega (Casa Civil).

Romanelli explica que o tema trabalhado no ambiente escolar vai oferecer conhecimento sobre as práticas esportivas para pessoas com deficiência e despertar o senso de empatia nos estudantes. Segundo ele, a proposta surgiu de uma solicitação do vereador Cristiano Leite Ribeiro (PSD), o Todão, de Cornélio Procópio.

“A inclusão social no ambiente escolar traz a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade”, justifica o deputado no requerimento.

“Com essa ação estaremos criando o ambiente para que o Paraná seja o Estado pioneiro de inclusão social esportiva dentro do ambiente escolar”, acrescenta.

Sem custos

Romanelli reforça que a secretaria da Educação e o Paraná Esporte já possuem um convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro para ofertar, de modo gratuito, cursos no formato EAD para educadores físicos e demais profissionais que atuam junto à inclusão escolar de alunos com deficiência.

“Não haverá nenhum impacto financeiro aos cofres do Estado já que os cursos serão ofertados gratuitamente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”.