Turismo

Turismo em Foz do Iguaçu é destaque na série Embarque Brasil da Embratur

O turismo de Foz do Iguaçu é o destaque na estreia do Embarque Brasil, programa da Embratur para fortalecer a divulgação e promoção dos atrativos do país. O primeiro programa, da série quinzenal, mostra as belezas e números do Parque Nacional do Iguaçu. "Abrigando um dos maiores cartões postais do Brasil, o parque já recebeu mais de meio milhão de visitantes em 2022", diz o apresentador Kaio Orsini. "Fascinante, encantador, extraordinário, deslumbrante, seja o adjetivo que for, o Parque Nacional do Iguaçu, é um exemplo de como a retomada do turismo vem ganhando força no Brasil", ressalta.

Na comparação com os últimos dois anos, diz a reportagem, o número (554 mil) já é praticamente o mesmo quando somados os dois primeiros semestres de 2020 e 2021. Nos primeiros seis meses de 2022, o parque recebeu turistas de 129 países. Argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses e uruguaios puxam a fila de visitantes estrangeiros. "A visitação do primeiro semestre é muito significativa, representa 61% da visitação que tivemos em 2019 no primeiro semestre, o melhor ano em termos de visitação", disse Wemerson Augusto, da concessionária do parque. "Para este segundo semestre, esperamos uma recuperação ainda melhor e romper a fronteira de um milhão de visitantes".

O presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez, lembrou no programa que o turismo da tríplice fronteira é considerado um destino internacional que atrai visitantes do mundo inteiro. "Principalmente depois que as Cataratas do Iguaçu foram consagradas como uma das sete maravilhas da natureza", disse o presidente destacando que, "só perdemos para as capitais. Se fossemos uma capital, talvez tivéssemos uma afluência maior dado a infraestrutura, a logística de qualidade que tem, os espaços para os eventos e também pela participação permanente do destino em feiras na busca eventos".

Esforço conjunto

A produção do Embarque Brasil lembra que os números apresentados são indicadores de que os esforços de autoridades e instituições ligadas ao setor por todo Brasil têm valido a pena. "Ainda mais após dois anos marcados por dificuldades em razão da pandemia", ressaltou.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná, João Alceu Rigon, ressalta que Foz do Iguaçu tem como proposta "chegar a quatro milhões de turistas ao ano até 2030".

Ainda de acordo com a reportagem, soma-se a recuperação o fato do Brasil ter recebido em 2022, mais de um milhão de estrangeiros com vistos de turistas, praticamente o dobro registrado o ano inteiro em 2021. "O que já pode ter gerado aproximadamente US$ 1 bilhão para a economia brasileira".

Ícone nacional

As Cataratas do Iguaçu, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, são um dos cartões postais do Brasil quando se trata da promoção do turismo para os estrangeiros. "Faltam palavras para descrever a beleza da região, o parque em Foz do Iguaçu também é um exemplo de modelo de concessão bem sucedida a administração privada".

A reportagem destaca ainda que a Embratur segue promovendo e divulgando as belezas do país no exterior e as Cataratas do Iguaçu estão sempre presentes nas ações da agência em todo mundo. "Sem dúvida, a Embratur é a bandeira brasileira no exterior e onde ela está, está levando produtos turísticos do Brasil para intercambiar com o mercado internacional", completou Felipe Gonzalez.

O Embarque Brasil vai ao ar quinzenalmente e fica disponível nas redes sociais da Embratur.

Abaixo o link do programa no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=9Q-CmQ8hJMw