Beto Richa recebe homenagem dos prefeitos do Oeste

Os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) reconheceram na sexta-feira (29), os relevantes trabalhos prestados por Beto Richa, durante suas gestões como governador do Estado do Paraná. O ex-governador participou da 7ª Assembleia Geral Ordinária da Amop e foi recebido por dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças políticas e empresariais, no auditório da associação, em Cascavel.
O anfitrião, presidente da Amop e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak (Kabelo), destaca a importância da interação das lideranças municipalistas com o ex-governador, reconhecido por seu olhar especial para os municípios.  “A recepção ao ex-governador é muito importante, pois essa é uma casa plural e que reconhece a relevância da interação política na construção de pautas cada vez mais relevantes para o municipalismo”, salientou o prefeito Kabelo, que falou em nome dos demais 54 prefeitos. 
Para o 1º vice-presidente da Amop, prefeito de Toledo, Beto Lunitti, são muitos os legados deixados pelo ex-governador em todo o Oeste. “Em Toledo, particularmente, tivemos várias obras que foram viabilizadas pelo olhar diferenciado do ex-governador, sempre acessível aos Municípios”, comentou Lunitti.
A visão de que Beto Richa ocupa um papel importante da história do Oeste também foi compartilhada pelo prefeito de Guaíra e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itaipu, Heraldo Trento. “Estamos todos unidos aqui na AMOP pelos mesmos ideais e a presença do ex-governador muito nos alegra e é realmente muito representativa”, afirmou Trento.
Ao fazer uso da palavra, o ex-governador Beto Richa fez uma retrospectiva de sua carreira política, passando, inclusive, pelos momentos mais críticos. Lembrou que carrega o legado de seu pai, ex-governador do Paraná, José Richa, e que sempre procurou trabalhar em prol dos municípios. “Sabemos que é no âmbito municipal que estão as demandas e por isso sempre fizemos muito pelas cidades, independente da questão partidária. Visitamos, no primeiro mandato, todos os 399 municípios paranaenses, justamente por esse nosso compromisso com o municipalismo. Estivemos, inclusive, aqui na Amop em outras ocasiões e sempre as pautas foram focadas no fortalecimento das cidades”, pontuou o ex-governador Beto Richa.
Entre as diversas ações importantes de seu mandato, Beto Richa deu destaque especial para as da área da cidade, incluindo a disponibilização do aeromédico para atendimento de emergências no Oeste paranaense. “Me lembro que no mesmo dia em que fizemos a entrega do helicóptero que iniciaria a operação aqui na região, já tivemos uma vida salva, a de um garoto vítima de queimadura, que rapidamente foi socorrido e transportado por via área para Londrina”, destacou Beto Richa.
A homenagem da Amop reconhecendo o trabalho das gestões de Beto Richa foi entregue por todos os prefeitos e vice-prefeitos presentes. Os prefeitos também tiveram, na assembleia geral ordinária, a abordagem de outras temáticas relevantes, no campo da legislação.