Noticias

Grande público prestigia 1ª etapa do 17º Fermop

O 17º Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná (Fermop) começou com elevado nível de apresentações na 1ª etapa realizada em Boa Vista da Aparecida, na sexta-feira (22). Os talentos que subiram ao palco deram show de interpretação, encantaram e entusiasmaram a população que prestigiou o evento no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida.
A solenidade que marcou o início do evento contou com a presença do prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Elio Marciniak (Kabelo), e diversos prefeitos e autoridades regionais. A recepção foi feita pelo anfitrião da primeira etapa, o prefeito de Boa Vista da Aparecida e diretor de Cultura e Eventos da Amop, Leonir Antunes dos Santos.
Antes do início das apresentações, inclusive, a Amop homenageou Leonir por seu trabalho à frente do município de Boa Vista da Aparecida e por sua dedicação na associação e na causa associativista. A placa de reconhecimento foi entregue por todas as autoridades presentes no palco principal, sob aplausos da população que prestigiou o evento.
Na oportunidade, o presidente da Amop destaca a importância do Fermop e a alegria da retomada do evento totalmente presencial depois de dois anos de pandemia.  “Fomos recebidos aqui em Boa Vista de uma forma muito especial, com alegria muito grande da população. A volta do nosso Fermop com público realmente foi especial, uma grande festa. É um momento realmente de muito orgulho, em que damos oportunidade para nossos talentos”, analisou o presidente Kabelo.
Para o diretor de Cultura e Eventos da Amop, prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos, a cultura gera reflexos positivos e, por isso, o Fermop se consolida cada vez mais como um dos principais festivais do Brasil. “A primeira etapa com casa cheia, casa lotada, ou seja, nota mil. Valorizamos nossos talentos e demonstramos o potencial de cultura e a tradição que temos em realizarmos esse festival de forma tão brilhante”, enalteceu.
Os calouros se apresentaram nas categorias Popular, Sertaneja, Gospel e Infantojuvenil. Eles foram avaliados por um corpo de jurados formado pelos seguintes especialistas: Vera Lúcia Faria, Cleiton Costa e Jeferson Rodrigo Ranzan Cunha.  As avaliações obedeceram a critérios técnicos e foram realizadas de forma totalmente independente. “É importante destacar o apoio fundamental da Itaipu Binacional, que tem um compromisso com o Oeste. Essa parceria engrandece muito o festival, que neste ano está ainda mais atrativo e com grande adesão tanto de calouros, como da população”, pontuou o presidente da Amop, Kabelo.
Além de moradores de Boa Vista da Aparecida, houve presença de caravanas de outros municípios. A torcida de Santa Tereza do Oeste, inclusive, foi reconhecida e premiada como a melhor torcida organizada.
Próximas etapas
A próxima etapa será em Nova Santa Rosa, no dia 12 de agosto. Já a terceira etapa será em Medianeira, no dia 26 de agosto e, a quarta etapa, em 9 de setembro, em Nova Aurora. A finalíssima está marcada para o dia 23 de setembro, em Palotina. Em todas as cidades, a entrada é gratuita e também haverá transmissão ao vivo pela página do Facebook da Amop.
Autoridades
Estiveram presentes na primeira etapa do Fermop, Leonir Antunes dos Santos (prefeito de Boa Vista da Aparecida), Kabelo (prefeito de Santa Tereza do Oeste), Viviane Comiran (prefeita de Ibema), Moisés Aparecido de Souza (prefeito de Catanduvas), Vlademir Antonio Barella (prefeito de Iguatu e presidente do Cisop), Silvio de Souza (prefeito de Lindoeste), Jaury Scariot (vice-prefeito de Santa Lúcia), Nerceu de Souza (vice-prefeito de Três Barras do Paraná), Gilmar Bett (vice-prefeito de Boa Vista da Aparecida), Vinicius Almeida (Diretor Geral da Amop), Jucelino Vasco de Almeida (secretário de Educação e Cultura de Boa Vista da Aparecida) e Patrick Aparecido Felipe (presidente da Associação Comercial de Boa Vista da Aparecida). Completaram a lista de autoridades, os vereadores de Boa Vista da Aparecida, César Luiz de Bona, Padeiro Massa, Sandro Zucco, Laercio Gonçalves (Tigrão) e Paulo Sérgio Nogueira.
Cantores classificados
Foram classificados na primeira etapa do 17º Fermop, os seguintes talentos: Rosana Nascimento, de Santa Tereza do Oeste (1º lugar na Categoria Gospel); Jô Melo, de Ibema (2º lugar na Categoria Gospel); Bianca Alves, Catanduvas (1º lugar na Categoria Infantojuvenil); Gralha, de Boa Vista da Aparecida (2º lugar na Categoria Infantojuvenil); Sidinei Giusti, de Capitão Leônidas Marques (1º lugar na Categoria Popular); Jenny Werus, de Santa Tereza do Oeste (2º lugar na Categoria Popular); Saymon Gustavo & Mateus, de Três Barras do Paraná (1º lugar na Categoria Sertaneja); e, Everton & Nathan, de Boa Vista da Aparecida (2º lugar na Categoria Sertaneja)