Agronegócio

Lar Cooperativa é destaque no 30° CooperLíder Jovem

Para celebrar os 30 anos do Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense, também conhecido por “CooperLíder Jovem”, o Sistema Ocepar promoveu uma grande festa com convidados especiais. Desta vez, a edição do evento foi realizada nos dias 21 e 22 de julho na Associação da Cooperativa Primato, em Toledo (PR). A Lar Cooperativa esteve presente com o Comitê de Jovens, um grupo com mais de 20 pessoas formado por associados(as) e filhos(as) de associados.

Na abertura do evento, representantes do Sescoop/PR conversaram com os jovens sobre a importância da formação de novos líderes e o seu papel para o futuro do cooperativismo. Seguindo a programação, o ex-jogador de futebol Tinga, que atuou em clubes nacionais e internacionais, conduziu a palestra com o tema “Gestão além da Planilha”, compartilhando experiências de uma carreira de sucesso, conhecimento que foi necessário para os jovens participarem dos “Jogos Cooperativistas” uma dinâmica para desenvolver competências, trabalhar o espírito cooperativo, de coletividade e inclusão. Apresentações culturais também integraram o cronograma da 30ª edição do encontro.

Outro ponto-chave do CooperLíder Jovem foi a apresentação de cases de sucesso na formação de novos líderes. Foi nesse espaço, onde integrantes do Comitê de Jovens da Lar Cooperativa compartilharam suas experiências, revelando como a participação no comitê mudou a vida deles, tanto no desenvolvimento pessoal, quanto profissional. “A Lar Cooperativa levou um vídeo com depoimentos dos nossos jovens que são oriundos do trabalho de formação e capacitação, e hoje estão assumindo suas atividades nas propriedades rurais e nas lideranças da nossa cooperativa. Com certeza foi inspiração para muitos jovens”, citou a assessora de Ação Educativa da Lar, Suzana Knapp responsável pelo acompanhamento do trabalho de capacitação dos jovens da Lar.

Entre os exemplos de sucesso, a associada Isabel Albuquerque contou sua trajetória dentro do grupo. “Eu era uma menina muito tímida até eu aceitar participar do trabalho de jovens da Cooperativa e eu gostei muito. Foi através dessa iniciativa que eu me desenvolvi e me tornei a líder que sou hoje”, disse a ex-integrante do Comitê de Jovens e que hoje faz parte do Conselho Consultivo da Lar, além de atuar como vice-coordenadora do Comitê Nacional de Mulheres, representando todas as associadas e filhas de associados do estado do Paraná.

O Comitê de Jovens da Lar Cooperativa está há mais de 40 anos formando novos líderes para o cooperativismo, se tornando um modelo de referência para outras cooperativas com os projetos desenvolvidos ao longo de sua existência. Todos os meses, diversos treinamentos são aplicados para os integrantes com o objetivo de desenvolver a liderança e promover conhecimento nas mais variadas áreas. Atualmente Geferson Destro é o coordenador do comitê.