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Goji berry chega ao Brasil com a fama de detonar quilos extras

Chá-verde, óleo de coco, chia... De tempos em tempos algum alimento rouba a cena e ganha a alcunha de emagrecedor milagroso. Hoje, o posto é da goji berry, uma fruta bastante apreciada na China que desembarcou recentemente por aqui. Encontrada desidratada e em pó - importar a versão in natura sai muito caro -, ela anda na boca do povo. A questão é que, para afirmar seus benefícios, precisamos conhecer os nutrientes encontrados nela. Bem, os dados referentes à sua composição ainda não estão totalmente definidos. Veja o caso da vitamina C. Enquanto artigos reportam que em 100 gramas da fruta, já foi encontrado  42 miligramas do nutriente, há quem defenda que ela carrega 2.500 miligramas. Que diferença! Mesmo que o primeiro dado, mais modesto, se confirme, já se trata de um valor considerável. “Recomendam-se 75 miligramas diárias de vitamina C, para mulheres e 90 para homens”, pontua a nutricionista Carla Cristina de Morais, da Universidade Federal de Goiás (UFG). É justamente por contribuir para o aporte da substância que a fruta tem gerado bafafá no campo do emagrecimento. Tudo porque um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que não ingeriram níveis adequados de vitamina C tinham uma menor capacidade de queimar gordura do que aquelas que tomaram cápsulas do nutriente. “Essa vitamina participa ativamente dos nossos processos metabólicos. A carência talvez prejudique o trabalho das células, que, assim, deixariam de usar a energia de forma eficiente”, especula a nutricionista clínica Alessandra Luglio, de São Paulo. Só que, no trabalho americano, os dois grupos seguiam uma dieta restritiva. E olha que curioso: ao final de um mês, não houve diferença significativa na perda de peso entre as turmas. Ambas secaram 4 quilos em média. Ou seja, por mais que os defensores da goji usem o estudo como argumento, é o controle de calorias em si que importa para ficar em forma. A fruta em números A goji concentra nutrientes que dão inveja a muitos vegetais: BETACAROTENO Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg Uma cenoura (100 g) = 4,7 mg FIBRAS Seis colheres de sopa de goji berry (100 g) = 7,4 mg Uma xícara de chá de feijão (100 g) = 6,4 g ÍNDICE GLICÊMICO Goji berry: 29; Melancia: 72